Segunda edição do projeto “O sabor do marketing e das vendas na cozinha”

O campus Belford Roxo finalizou a segunda edição do projeto de extensão "O sabor do marketing e das vendas na cozinha". A iniciativa utiliza uma didática descontraída para ensinar a teoria de marketing e das técnicas de vendas, mesclando a arte da culinária caseira com a prática docente. As aulas eram ministradas simultaneamente ao preparo de pratos culinários.

Vivian Lacerda, professora de Marketing do campus Belford Roxo, afirmou que a ideia de mesclar as áreas surgiu da sua paixão pelo marketing e da afinidade com a culinária, que é seu hobbie. “Na adolescência eu já havia experimentado minicursos de culinária em supermercados de Belo Horizonte (MG), onde morava com meus pais. Pensei em criar uma versão similar, porém ensinando marketing e vendas ao mesmo tempo, para o aprendizado dos conteúdos ficar divertido”, explicou.

As aulas instruíram os alunos sobre o marketing e suas possibilidades, além de construir uma comunicação adequada às vendas, a fim de contribuir com o desenvolvimento do comércio local e a geração de renda. O curso foi realizado com o apoio de importantes parcerias feitas com empresas sediadas nas proximidades do campus, sobretudo a Granfino, que doou toda a sua linha de farinhas, óleos e grãos. A parceria viabilizou, mais uma vez, a parte prática do projeto, a culinária e também a associação da teoria do marketing e das vendas por meio de uma empresa real.

“Esse projeto de Extensão reafirmou os laços com o setor privado representado pela Granfino, que está disposta a atrair outras empresas interessadas em contribuir com a área da Economia Criativa, viés do campus Belford Roxo”, explicou a professora Vivian, que disse ainda que acredita que projetos assim estimulam a comunidade local a conhecer o campus, a querer aprender e tentar mudar suas realidades: “O campus de Belford Roxo adquire respeito e prestígio não só com os moradores do município, mas com os órgãos que gerem a cidade. O Instituto Federal, como um todo, mostra a que veio, ou seja, veio para gerar conhecimento com qualidade e consequentemente resultados na vida das pessoas”, completou.

Durante todo o curso os servidores da unidade colaboraram com suas receitas. Alunos colaboradores também auxiliaram durante todas as aulas e, para eles, foi destinada uma ajuda de custo proveniente da venda dos pratos produzidos durante as aulas. Os alunos que participaram da iniciativa obtiveram certificados de conclusão e puderam adquirir experiência em marketing e gastronomia.