Segunda edição do Dia da Biossegurança é realizada no campus Realengo

O II Dia da Biossegurança aconteceu no dia 30 de abril no campus Realengo. Nesta edição, o evento abordou a vacinação ocupacional e o descarte de medicamentos. Compuseram a mesa de abertura a coordenadora de Extensão do campus, Ana Carolina Santos de Souza; o coordenador do curso de Farmácia, Itallo Collopy Junior; e as professoras Débora Rama e Rosana Macedo, organizadoras do evento.

A conferência de abertura foi proferida pela professora Simone Campos Cavalher Machado, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ainda na parte da manhã, houve uma palestra sobre vacinação ocupacional com o professor José Júnior França de Barros, também da Fiocruz. Em seguida, todos interagiram em um quiz sobre o mesmo tema.

O período da tarde se iniciou com uma palestra da professora e coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Iguaçu (UNIG), Fabiana Pugliesi, sobre o descarte de medicamentos. Em seguida, a professora Cleide Barros Lima Freitas, responsável técnica e coordenadora da Farmácia do HMP, fez um relato de experiência a respeito do gerenciamento de resíduos hospitalares.

A última palestra do dia abordou o descarte consciente de medicamentos e contou com o relato das alunas de Farmácia Isabelle Costa e Emanuelle Vasconcellos sobre suas experiências na participação do projeto de extensão “Descartinho: descarte e armazenamento consciente de medicamentos”, idealizado pelas professoras Débora Rama e Rosana Macedo.

Segundo a aluna Bruna Vidal, estudante do curso de Farmácia do campus Realengo, foi a primeira vez que ela participou de uma edição do evento. “Participei com muita expectativa, pois sempre me interesso por eventos que envolvem a área laboratorial. Foi uma experiência incrível”, concluiu.

O evento foi organizado pelas professoras Débora Rama e Rosana Macedo, com o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Participaram ainda da comissão organizadora as alunas do curso de Farmácia Jade Tartaruga, Marina Macedo, Larissa Gomes , Isabelle Costa e Débora Lopes.

Colaboração: Carolina Andrade