Saúde da mulher negra e a violência contra a mulher são pautas no Campus São João de Meriti

Como parte das lutas e eventos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Direção-geral do Campus São João de Meriti e a Coordenação do Programa Mulheres Mil organizaram o evento “Palestra sobre a saúde da mulher negra e a violência contra a mulher”, que aconteceu no dia 11/03, das 10h às 12h, no auditório do campus.
O evento debateu a importância da mulher no mundo de trabalho e na educação profissional, bem como os desafios que envolvem a ocupação de mulheres em posições majoritariamente ocupadas por homens, como a de eletricista, a partir do relato de ativistas que atuam na sociedade civil. Compareceram ao evento, também, professores e estudantes do curso Energif.
Participaram da palestra: a coordenadora de Políticas de Raça e Gênero da Casa da Cultura e ativista dos movimentos de mulheres, de combate racismo e dos direitos humanos, Leila Regina; a membro do Fórum Estadual das Mulheres Negras Evangélicas, membro da Igreja Metodista em Fonte Carioca e do Movimento Negro Evangélico - MNE, Fezinha; e a coordenadora do grupo de mulheres Yepondá, coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - RENAFRO Baixada, presidente do Conselho de Segurança Alimentar e militante em defesa da mulher e dos direitos humanos, Iyá Lúcia de Oxum.
Durante a abertura, o diretor-geral do campus, Rodney Albuquerque, parabenizou a todas pela oportunidade de reflexão sobre a ampliação do debate e o compartilhamento das experiência dessa atividade em homenagem a efeméride do Dia Internacional da Mulher.