Logo IFRJ

Saúde da mulher

O campus São Gonçalo promoveu o “Dia D – Saúde da Mulher” com diversas atividades abertas à comunidade no dia 28 de março. O evento, que fez parte da programação do projeto Mês da Mulher, realizado pela Direção de Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil, teve o apoio de estudantes de Fisioterapia e enfermeiras do município.

O dia de atividades contou com massagens relaxantes, alongamentos e testes rápidos de glicose, pressão arterial, HIV, sífilis e hepatites B e C. As organizadoras do evento, a professora Carmelita Gomes e as servidoras Heloisa Oliveira e Klícia Santos, destacaram a importância da informação e prevenção como forma de prevenção de doenças.

Para Jeferson, estudante do 6° período de Fisioterapia na Universo, a profissão tem diferentes áreas de atuação. “A importância da Fisioterapia está na prevenção. Mas também para quem já tem algum problema de saúde como AVC, Alzheimer e Parkinson porque faz trabalho de reabilitação”, disse.

Já Aline Modesto, enfermeira do programa IST AIDS do município de São Gonçalo, relatou a relevância dos testes rápidos. Eles fazem um diagnóstico precoce que é necessário no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis como o HIV, a sífilis e as hepatites.

Aline ainda frisou a importância da Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP). “Se o jovem tiver relação sexual sem preservativo e não conhece o histórico do parceiro ou parceira, ele tem 72 horas para nos procurar e fazer a profilaxia por 28 dias. Depois, a gente acompanha durante 3 meses”, explicou.

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS