Logo IFRJ

Saúde Mental: entre a ansiedade e o estresse

A página do NEABIdo Campus Arraial do Cabo exibiu mais uma live sobre Saúde Mental na Quarentena, no dia 29 de abril. O evento teve a o apoio da Pró Reitoria de Extensão (PROEX) e da Diretoria de Diversidades e Açoes Afirmativas (DiDAA).

Participaram: a professora Jaqueline Gomes de Jesus (IFRJ - Belford Roxo), com mediação da professora Maria Aparecida G. Ferreira (IFRJ - Arraial do Cabo. A live contou, ainda, com a interpretação em LIBRAS de Ramon Dasmasceno (IFRJ Campus Paulo de Frontin) e de Priscila Marques de Macedo (IFRJ Reitoria).

Maria Aparecida disse que o evento teve grande relevância para os dias de hoje.”Somos desafiados a aprender a conviver a distância, a ressignificar nossa vida. Mas também estamos sendo convidados a repensar o senso de coletividade, de empatia, de compromisso político e de cuidado público”. Ela disse que reflexões sobre a importância de políticas públicas que possam promover a saúde mental coletiva são, por exemplo, um aprendizado importante.

Para Jaqueline Jesus, neste período de isolamento, a saúde mental tem prioridade. “Quem não pode sair de casa tende à ansiedade, enquanto quem é obrigada/o a trabalhar fora, especialmente profissionais de saúde, está passível a muito estresse. Em minha fala na live, eu trouxe explicações sobre o tema, propondo reflexões sobre os processos de saúde e adoecimento, suas relações com nossas características biológicas, psicológicas, condições de vida e relações sociais”, disse.

A professora ainda alerta para o desafio da falta de investimentos públicos no cuidado  em saúde mental,  e diz que, nesse sentido, é fundamental compreender que mais do que lidar com emergências, é preciso promover estratégias de prevenção e cuidados contínuos para o bem-estar psicológico. “É preciso pensar e agir coletivamente, reconhecendo que, ao contrário do discurso de que somos dependentes, somos, antes de tudo, interdependentes. Associar atividades de reflexão, como leituras, exercícios físicos e tentar não se exigir insistentemente com relação a prazos e a "ter que fazer algo ou qualquer coisa", mas se permitir viver um pouco a solidão e esse tempo consigo mesma/o, neste momento é importante para nossa auto-preservação e preparação para as demandas que virão”, explica Jaqueline.

A live está disponível na página do facebook do NEABI do Campus Arraial do Cabo e acessível para toda a comunidade.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS