Roda de conversa sobre agroecologia
O Campus Pinheiral realizou uma roda de conversa com a presença de pesquisadores e representantes de movimentos da agroecologia, no sábado, dia 24 de agosto. O evento promoveu debates sobre agricultura, natureza e território com estudantes dos cursos técnicos e superiores do campus.
A estudante do curso Técnico em Meio Ambiente, Luiza Gonçalves, que participa do projeto "Estratégias Agroecológicas no Espaço Ecológico Educativo (EEcoE)'' no Campus Pinheiral, comentou sobre sua participação no evento. “Essa atividade me trouxe muitos aprendizados e contribuiu significativamente para meu conhecimento sobre agroecologia em vários aspectos. Acredito que ações como essas são muito importantes para divulgar a importância da agroecologia”, disse ela.
Estiveram presentes no evento representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, da Articulação de Agroecologia do RJ - regional Médio Paraíba do Sul, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SESAN/MDS, da Articulação de Agroecologia do Médio Paraíba do Sul (AAMPS), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e do Campus Pinheiral.
A organização do evento contou com a participação do Espaço Ecológico Educativo (EEcoE), da Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade e dos centros acadêmicos de Agronomia e Ciências Biológicas. A professora Cristiana do Couto Miranda, gestora acadêmica do EEcoE, avaliou a roda de conversa como um importante momento de diálogo e espaço de aprendizagem sobre a reconexão entre agricultura, natureza e território. “Também considero que foi fundamental para contextualizar o papel do IFRJ Campus Pinheiral, em especial dos estudantes, na articulação do Núcleo de Estudo e Atuação em Agroecologia (NEAA) e na Articulação de Agroecologia do Médio Paraíba do Sul (AAMPS)”, disse a professora.
Colaboração: Greici Oliveira.