A retomada presencial dos eventos esportivos do IFRJ

Com cerca de 500 participantes, o IFRJ realizou o II Festival Esportivo da Instituição no dia 12 de novembro no Campus Pinheiral. Um dia de confraternização e de atividades esportivas presenciais que marcou uma nova fase para o IFRJ após o período pandêmico.

O Festival teve representantes dos seguintes campi: Arraial do Cabo; Resende; São Gonçalo; Duque de Caxias; Paracambi; Niterói; Paulo de Frontin; Volta Redonda; Rio de Janeiro; Nilópolis.

Durante todo o dia os estudantes tiveram a oportunidade de participar de partidas nas modalidades mais tradicionais, como o voleibol, basquete e handebol, até as atividades mais alternativas, como slackline, queimada, fresbee, yoga/meditação entre outros.

Hitalo Pereira Ribeiro da Rocha, estudante de Meio ambiente / 4º período não escondeu sua alegria: "O evento foi incrível, conheci pessoas diferentes com personalidades diversas, mas com o mesmo intuito, se divertir e praticar esportes com os amigos, nunca vou esquecer deste dia".

Segundo a organização, o Festival foi importante, entre outras coisas, para marcar definitivamente a retomada de eventos importantes para a comunidade do Instituto.  Em 2018 e 2019 foram realizados alguns eventos esportivos, como os 1º Festival Esportivo, o 1º Intercampi das Graduações e os 4º Jogos Intercampi. Dessa forma, o Festival desse ano retoma uma atividade relevante  dentro da política esportiva do IFRJ sob a perspectiva do incentivo a prática de esportes e da melhoria de qualidade de vida.

Júlio Page, diretor da Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica DIPROEXT – lembrou que o festival esportivo se consolida no calendário do IFRJ com essa segunda edição e, dentre vários pontos positivos, ele destaca a construção do evento de forma colaborativa, em que a Pró Reitoria de Extensão (Proex), os professores de Educação Física, a gestão do campus Pinheiral, a Pró Reitoria de Administração (Proad), entre outros, perceberam seus papéis estratégicos. “Destaco também que muitos desses estudantes não tiveram a oportunidade de participar de semanas acadêmicas e eventos esportivos presenciais ao longo de dois anos. O festival permitiu a esses jovens um congrassamento com seus pares e o intercâmbio entre os alunos e alunas de diferentes campi”.

professores de educação física posando
O reitor Rafael Almada e os professores de Educação Física

Bruno Patrício, coordenador de Ações Esportivas (Proex) e professor de Educação Física do Campus Duque de Caxias fez uma avaliação: “Dentro daquilo que planejamos, conseguimos contemplar com êxito todos os objetivos que traçamos para o evento. Por conta das características do evento, pudemos observar que a participação dos alunos foi bem espontânea e lúdica. Eles puderam participar livremente entre as atividades em disposição, de modo a vivenciar as diversas modalidades no mesmo dia. Isso, de fato, reforçou para que houvesse uma real integração entre os estudantes dos diversos campi do IFRJ. Todos que participaram para a realização do evento estão de parabéns, pois foi um evento feito por muitas mãos”.

partida mista de voleibol

Já Ana Luisa Soares, pró-reitora de Extensão, lembrou que a  palavra Festival vem de festa, celebração. Onde pode haver música, dança, entretenimento e integração. “Acrescentaria ainda a palavra encontro, com todas as possibilidades de trocas que surgem quando semelhantes e diferentes se encontram. Um festival esportivo abre uma infinidade de possibilidades de trocas de experiências”.