Restaurante do campus Pinheiral com novas propostas

O restaurante do campus Pinheiral tem trabalhado em ações para melhorar o atendimento ao público. As propostas iniciais são investigações da realidade da unidade e a produção de materiais de suporte à produção. Dentre as ações, pretende-se elaborar um manual de boas práticas de fabricação, propor pesquisas de satisfação, fazer cálculos de custo per capita com todas variáveis do processo como luz, equipamento, gás, entre outros. Além disso, pretende-se calcular a necessidades nutricionais do público predominante do campus: os alunos dos cursos técnicos integrados.

O nutricionista responsável pelo setor, Luciano Pereira, explicou que a última proposta objetiva investigar se o cardápio do restaurante do campus atende às necessidades nutricionais dos alunos dos cursos técnicos integrados. E, a partir desses resultados, realizar intervenções no cardápio. Atualmente, o restaurante segue os parâmetros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A proposta atual é conhecer as especificidades da realidade do campus. Para a avaliação nutricional, o restaurante está buscando voluntários, estudantes dos cursos técnicos integrados interessados devem se apresentar no setor.

De acordo com Luciano, o apoio de estagiários tem impulsionado as novas ações do restaurante. “Antes, eu me sentia sem braços”, analisou. O trabalho com os estagiários no restaurante do campus começou no início de 2019. Atualmente, o setor conta com cinco estagiários, entre eles, alunos do curso superior de Nutrição do Centro Universitário de Barra Mansa, e estudantes do curso Técnico em Agroindústria do campus Pinheiral.

Para a estudante Elaine Dias, do curso Técnico em Agroindústria, a oportunidade tem sido de aprendizado para seguir para o curso superior em Nutrição. Já a estudante do curso de Nutrição Taís Cruz destacou a importância de conhecer as dificuldades do dia a dia e a relevância das trocas com os funcionários para a formação do profissional. Estão, também, no programa de estágio no restaurante, a estudante do curso Técnico em Agroindústria Laíza Corrêa e os estudantes do curso de Nutrição Renato Carneiro, Juliana dos Santos, Elizandra Freitas e Larissa de Souza.

Colaboração: Greici Sousa