Representação do IFRJ no I Encontro Regional Norte de Agentes Territoriais de Cultura

Representantes de Institutos Federais parceiros do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), entre eles o IFRJ, participaram do I Encontro Regional Norte dos Agentes Territoriais de Cultura, compartilhando experiências e alinhando diretrizes pedagógicas. O evento ocorreu entre os dias 18/03 e 20/03/2025, no Hotel Sagres, em Belém, no Pará.
Annie Ramos, diretora adjunta de Relações com o Arranjo Produtivo e Social - DRAPS, ligada à Pró-reitoria de Extensão (PROEX) do IFRJ; e Joana Correa, coordenadora pedagógica da Região Sudeste puderam participar do encontro, cujo objetivo principal foi fortalecer a articulação entre os agentes territoriais de cultura, promover a troca de experiências e aprofundar as diretrizes do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), além de promover o encontro com foco nos agentes na Região Norte do país.
Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o IFPA, o evento buscou realizar oficinas, promover discussões e facilitar a troca de experiências entre os agentes. Dessa forma, o encontro visou ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecer a democracia e incentivar a participação popular e cidadã nas políticas socioculturais e no Sistema Nacional de Cultura (SNC). Além disso, o evento também buscou estreitar laços entre a rede de parceiros do Programa Nacional de Comitês de Cultura, dos quais os agentes fazem parte.
“O encontro foi um marco para a construção coletiva das políticas públicas de cultura no Brasil, reafirmando o compromisso com a diversidade, escuta ativa, articulação interinstitucional e protagonismo territorial”, afirmou Annie Ramos.
Participaram agentes territoriais dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, com destaque para experiências comunitárias, desafios territoriais e construção coletiva de políticas culturais. Os Comitês de Cultura da Região Norte também estiveram presentes, apresentando suas ações, estratégias de mobilização e processos de escuta nos territórios.
O próximo encontro regional será anunciado em breve pelas redes oficiais do MinC e dos IFs parceiros.