Logo IFRJ

Representação do IFRJ no I Encontro Regional Norte de Agentes Territoriais de Cultura

Pessoas em pé em frente a um painel vermelho com a inscrição "Encontro Regional de Agentes Territoriais de Cultura - NORTE". Algumas seguram microfones, indicando uma apresentação. Na plateia, pessoas sentadas, uma delas com camiseta escrita "Agente Territorial de Cultura". Ambiente de auditório ou sala de conferências.

Representantes de Institutos Federais parceiros do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), entre eles o IFRJ, participaram do I Encontro Regional Norte dos Agentes Territoriais de Cultura, compartilhando experiências e alinhando diretrizes pedagógicas. O evento ocorreu entre os dias 18/03 e 20/03/2025, no Hotel Sagres, em Belém, no Pará.

Annie Ramos, diretora adjunta de Relações com o Arranjo Produtivo e Social - DRAPS, ligada à Pró-reitoria de Extensão (PROEX) do IFRJ; e Joana Correa, coordenadora pedagógica da Região Sudeste puderam participar do encontro, cujo objetivo principal foi fortalecer a articulação entre os agentes territoriais de cultura, promover a troca de experiências e aprofundar as diretrizes do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), além de promover o encontro com foco nos agentes na Região Norte do país.

Duas mulheres sorrindo para a câmera. A mulher à esquerda tem cabelo castanho escuro e está usando batom vermelho. A mulher à direita tem cabelo grisalho e usa óculos de armação transparente. Ambas parecem estar em um ambiente interno com decoração clássica ao fundo, incluindo detalhes em madeira e uma luminária ornamentada.

Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o IFPA, o evento buscou realizar oficinas, promover discussões e facilitar a troca de experiências entre os agentes. Dessa forma, o encontro visou ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecer a democracia e incentivar a participação popular e cidadã nas políticas socioculturais e no Sistema Nacional de Cultura (SNC). Além disso, o evento também buscou estreitar laços entre a rede de parceiros do Programa Nacional de Comitês de Cultura, dos quais os agentes fazem parte. 

“O encontro foi um marco para a construção coletiva das políticas públicas de cultura no Brasil, reafirmando o compromisso com a diversidade, escuta ativa, articulação interinstitucional e protagonismo territorial”, afirmou Annie Ramos.

Auditório com pessoas assistindo a um painel de discussão. No palco, participantes sentados e um telão com os logotipos "Agentes Territoriais de Cultura" e "CONEXT". Algumas pessoas na plateia usam camisetas com "Amazonas".

Participaram agentes territoriais dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, com destaque para experiências comunitárias, desafios territoriais e construção coletiva de políticas culturais. Os Comitês de Cultura da Região Norte também estiveram presentes, apresentando suas ações, estratégias de mobilização e processos de escuta nos territórios.

O próximo encontro regional será anunciado em breve pelas redes oficiais do MinC e dos IFs parceiros. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS