Reitor abre diálogos em Duque de Caxias

reunião com alunos e reitor, sentados em formato de roda

Gestores, servidores e alunos do campus Duque de Caxias participaram do projeto Diálogos com o Reitor, na segunda-feira, dia 18/03. O reitor, professor Rafael Almada, compareceu ao campus para ouvir as demandas locais da comunidade interna e articular soluções com as autoridades locais. Dividida em reunião com o prefeito do município, Washington Reis; com gestores; servidores e alunos, a programação contou com presença intensa da comunidade do campus.

No primeiro horário, Almada se reuniu com o prefeito Washington Reis. O foco do encontro foi fechar uma parceria para a construção de um prédio para ampliação do campus no terreno ao lado, a ser cedido pelo governo municipal. As autoridades debateram obtenção de apoio para busca de emendas de bancada para a construção e discutiram, ainda, a manutenção dos arredores do campus.

autoridades reunidas ao redor da mesa

“Removemos 1,7km de favela para construção de apartamentos e fizemos indenização assistida para essas famílias. O campus agora vai ficar num ambiente muito bom, pois isso também contribui para o aumento da segurança no entorno”, explicou o prefeito, que garantiu ainda que aumentará a presença da Guarda Municipal na localidade.

O deputado federal Gutemberg Reis também esteve no campus para ouvir as demandas da gestão e fez um passeio para conhecer as instalações. Ele reiterou a importância da educação: “Precisamos investir em educação hoje para que, futuramente, possamos diminuir os custos com segurança pública. Quando se investe em educação, investimos no futuro”, afirmou.

Diretora-geral, reitor e deputado passeando pelo interior do campus

Demandas internas – Nas reuniões com os alunos e servidores, foram apontadas diversas demandas como questões de infraestrutura relacionadas à manutenção do telhado, dos banheiros, do ar-condicionado e do número reduzido de salas; espaço para refeições e aumento no número de micro-ondas disponíveis; disponibilização de ônibus para visitas técnicas; compra de para-raios e câmeras de segurança para instalação no campus; aumento da capacidade de internet; disponibilização de orçamento para capacitação dos servidores; entre outras.

O reitor, que ouviu todos os pontos, ressaltou a necessidade de priorizar as urgências: “Sabemos que são muitas as demandas, mas precisamos da colaboração de vocês para determinar o que precisa de tratamento mais imediato. Estamos ouvindo todos os campi para mapearmos o que precisa de atenção urgente e vamos trabalhar para atender a todos”, destacou.

Maria Celiana Pinheiro, diretora-geral do campus, concordou com a importância da participação da comunidade interna na apresentação dos anseios do campus. “Esse é o momento para falarmos. Ninguém melhor do que quem vive a realidade interna para dizer o que o campus precisa”, finalizou.

reitor à frente de auditório cheio de servidores

reitor à frente de auditório cheio de alunos