Regulamento do Processo de Reconhecimento e Certificação de Saberes Profissionais da Rede CERTIFIC é aprovado no Conselho Superior

O Conselho Superior do IFRJ aprovou, nesta quarta-feira (11/12), o Regulamento do Processo de Reconhecimento e Certificação de Saberes Profissionais da Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede Certific) no âmbito do Instituto.

De acordo com a pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen), Alessandra Ciambarella, o documento oficializa o projeto de lançar a certificação de saberes para docentes não licenciados que existem na Instituição, iniciativa que atende à resolução nº 06/2012 do Conselho Nacional de Educação – que diz que os docentes que precisam ter licenciatura, por serem professores da educação básica, podem ser certificados pela própria instituição caso tenham mais de dez anos de atuação.

“Como essa é uma demanda represada desde 2012 no Instituto Federal, a Proen tomou essa iniciativa e decidiu construir o regulamento do Certific. A partir de agora, com a aprovação em Conselho Superior, estamos fazendo uma força tarefa com todas as licenciaturas que temos na instituição – Matemática, Física, Química e Computação. Os representantes estão muito engajados, aderiram à ideia”, assegurou a pró-reitora, que teve uma reunião com os representantes das licenciaturas na terça-feira, 10/12, para fazer o alinhamento do que seria apresentado na reunião do ConSup nesta quarta-feira. “A proposta é que a gente lance um edital a partir de março para iniciar o processo de certificação dos nossos professores com mais de dez anos de casa e que não são licenciados”, completou Alessandra.

Reunião com represensentantes das licenciaturas visou alinhar questões do Regulamento

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, afirmou que a certificação agilizará o processo para esses docentes, que têm que cumprir as exigências até 2020. “Eles já estão há mais de dez anos na sala de aula, lecionando e aprendendo no dia a dia, na prática, na convivência com os outros licenciados. Então essa certificação é um grande avanço e um reconhecimento para aqueles que estão há tanto tempo na profissão”, destacou.

A próxima etapa compreenderá a criação do Projeto Pedagógico de Certificação Profissional (PPCP), projeto único que englobará todas as licenciaturas do IFRJ.

Confira no vídeo abaixo as ações que estão sendo desenvolvidas para a formação pedagógica dos docentes do IFRJ: