Reflexões sobre o dia do professor
O podcast Efemérides, produzido pelo Campus São João de Meriti, apresentado pelo diretor-geral Rodney Albuquerque, traz um debate sobre o dia do professor, que é celebrado no dia 15 de outubro. Com a participação do professor Ademario Junior, do IFRJ campus Rio de Janeiro / Maracanã, que realiza pesquisa com café e ensina técnicas e tecnologias na área de química, ajudando futuros profissionais, do professor Ronaldo Braga do coletivo de aposentados do SEPE, formado em Ciências sociais e pós graduação em Educação pela UFRJ com graduação em Tecnologia de gestão de turismo pelo convênio Cefet / Cederj e membro do Comitê da Ação da Cidadania e colaborador do Grupo de Mulheres Yepondá, e da professora Bárbara Souza, pedagoga e licenciada em Dança pela UFRJ, que também é servidora da prefeitura de São João de Meriti onde é docente em Artes e fomento á leitura.
O dia do professor comemorado em todo o Brasil em 15 de outubro, reflete a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação de diversas pessoas. No país, a criação do dia do professor está associada com a Lei de 15 de outubro de 1827, assinado por D. Pedro I. Nesse documento ficou estabelecido que em todas as cidades seriam construídas escolas primárias de ensino elementar. Na época, elas eram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.
Contudo, a comemoração começou somente 120 anos depois. Em 1947 se formou a “Comissão pró-oficialização do dia do professor” transformando o projeto na Lei Estadual nº 174. A primeira comemoração ocorreu na cidade de São Paulo e foi encabeçada pelo educador Salomão Becker, que ficou conhecido por suas célebres frases: “Professor é profissão, educador é vocação” ; “Em Educação, não avançar já é retroceder.”
Em 12 de outubro de 1948, Antonieta de Barros criou o dia do professor em Santa Catarina, para que os educadores fossem vistos como importantes agentes de mudança na sociedade. Apenas quinze anos depois, o então presidente João Goulart tornou a lei nacional. A data em si, não é feriado nacional nem ponto facultativo, mas sim um feriado escolar conforme o Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.
A comemoração internacional do dia mundial do professor é realizada em 05 de outubro, data que foi instituída em 1994 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Confira o episódio completo: