Rede Federal marca presença em congresso internacional

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif foi um dos destaques durante o Congresso Mundial da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP) e recebeu menção honrosa pelo projeto na categoria Cidadania Global.

O reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rafael Almada, e o pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos, integraram a missão internacional dos Institutos Federais. O projeto 'Programa Português como Língua Adicional (PLA)', desenvolvido entre os Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), representou toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Criada em 1998, a WFCP é uma rede internacional de instituições e associações regionais de educação profissional e tecnológica de vários países.  Na edição de 2022, o congresso reuniu mais mil inscritos de 48 países na cidade de San Sebastián, no País Basco na Espanha. O evento, que reúne as principais lideranças da educação profissional do mundo, é considerado um dos maiores na área de Educação Profissional e Tecnológica do planeta e contou com palestras, mesas redondas e espaços voltados ao networking.

O Conif também enviou duas estudantes, selecionadas em edital, para participação no “Youth Camp” da WFCP. A estudante Lucy Késsila Arquejada Velasco, do curso de Engenharia de Computação do Campus Piracicaba do IFSP, e a estudante Ana Lara Kuhn, do curso de Engenharia Mecânica do Campus Ibirubá do IFRS.

representntes do conif, mais rafael almada e igor valpassos, posam com opremio

Na foto estão presentes: o reitor Jefferson Manhaes de Azevedo do Instituto Federal Fluminense - IFF, a presidente Dawn Ward da World Federation of Colleges and Polytechnics - WFCP, o reitor Claudio Alex Jorge da Rocha do Instituto Federal do Pará - IFPA e presidente do Conif, a diretora Joelma Kremer da Diretoria de Política e Regulação da SETEC/MEC, o reitor Rafael Almada do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ e o reitor Marcelo Bregagnoli do Instituto Federal de Minas Gerais - IFSULMINAS.