Logo IFRJ

Química Amiga do Meio Ambiente comemora suas conquistas

No ano de 2024 o projeto QUIAMA (Química Amiga do Meio Ambiente), coordenado pela professora Carmelita Gomes, obteve valiosas conquistas: 

A medalha de ouro na categoria Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no prêmio WFCP, em setembro, foi uma delas. Mais recentemente, o projeto QUIAMA ficou em primeiro lugar no edital REI/IFPE Nº 11 de 27 de março de 2024, o qual selecionou projetos exitosos de toda rede federal para participação na COP 30, em 2025, na cidade de Belém/PA.

Nesse contexto, o projeto se inscreveu no edital que selecionou iniciativas desenvolvidas pelas Instituições Federais que tenham ações relacionadas a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

Os projetos foram avaliados por nove critérios, dentre eles: metodologia, originalidade, parcerias, impacto social, desenvolvimento junto à comunidades e resultados que contribuem para o alcance dos ODS. E o projeto QUIAMA alcançou o primeiro lugar na classificação geral e na categoria Bioeconomia, pelas suas ações não somente no Campus São Gonçalo, mas também no município. São ações que alinham os conhecimentos ancestrais à ciência, buscando conectar a Agroecologia à Química de Produtos Naturais e atuar no desenvolvimento de comunidades em vulnerabilidade socioeconômica e ambiental.

foto montagem com diversas atividades do QUIAMA

São diversas pesquisas, ações, eventos, oficinas e cursos, com foco na educação e formação socioambiental transformadora, coletividade e no avanço tecnológico, buscando minimizar a pegada de carbono, com impacto tanto na escola, quanto nas comunidades de São Gonçalo e arredores. No laboratório, ocorre a produção de cosméticos orgânicos, alimentos nutritivos e chás colhidos no Horto Agroecológico do campus, construído e mantido pelos alunos do projeto. 

O projeto QUIAMA também está se preparando para participar da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica com os temas Inovação, Sustentabilidade e Inclusão, a ser realizada em Brasília/DF. O projeto foi convidado para ser apresentado nesse evento, como preparatório para a COP 30 e será representado pela professora e colaboradora Fernanda Lima, de 26 a 28 de novembro de 2024. "Ficamos muito felizes com mais essa conquista. Será uma honra poder representar o IFRJ na COP 30".

Paralelamente, em São Paulo, o QUIAMA estará na etapa Nacional do Desafio Liga Jovem em sua segunda edição, promovido pelo SEBRAE e pelo Instituto Ideias de Futuro, concorrendo a prêmios como uma viagem internacional.

"A participação no Desafio Liga Jovem (DLJ) segunda edição trouxe um grande aprendizado no campo da inovação e empreendedorismo, nos motivando a vencer a etapa regional e a representar a região sudeste na etapa nacional, que ocorrerá no final do mês de novembro em São Paulo."

O DLJ é uma competição de empreendedorismo para estudantes. Com o objetivo de estimular a criação de soluções inovadoras e o pensamento empreendedor de jovens. A equipe criou o Grudinho QUIAMA, um adesivo TAG com ações repelente, anti-coceira e pós-picada, 100% vegano, biodegradável e até plantável. O público-alvo do produto são crianças neurodivergentes, que muitas vezes não aceitam odores fortes ou cremes na pele e o adesivo tem baixo estímulo sensorial, porém ele é adequado para todas as idades e públicos.

A organização do projeto agradece o apoio do Campus São Gonçalo, de todos professores e servidores que nos ajudam, e pela participação de todos os alunos, voluntários e parceiros que já passaram pelo projeto.

“Para conhecer mais sobre o Projeto QUIAMA e acompanhar os updates, siga-nos no instagram: @projeto.quiama. Estamos ansiosos para estabelecer parcerias e novas amizades.”

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS