Publicado edital do Programa de Residência Pedagógica do IFRJ

A Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROEN) tornou público o edital N° 03/2020 de fluxo contínuo, com as normas referentes ao processo seletivo de licenciandos para cadastro reserva do Programa de Residência Pedagógica/IFRJ nos campi Duque de Caxias, Nilópolis, Paracambi e Volta Redonda, nos termos do Edital CAPES N° 01/2020.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, proporcionando aos licenciandos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O processo seletivo refere-se à seleção interna de Bolsistas e Não Bolsistas para cadastro reserva, destinado exclusivamente a estudantes regularmente matriculados nos cursos de licenciaturas em Química (Duque de Caxias); Matemática, Química e Física (Campus Nilópolis); Matemática (Campus Paracambi); Matemática e Física (Campus Volta Redonda). Os estudantes selecionados como bolsistas receberão uma bolsa mensal, no valor de R$ 400,00, a partir da assinatura do Termo de Compromisso, com duração de até 18 (dezoito) meses.

A inscrição deverá ser realizada pelo candidato, através do Formulário de Inscrição online disponível em https://portal.ifrj.edu.br/editais/programas-graduacao/residencia-pedagogica, a partir de 18/06/2020, seguindo o cronograma do edital. Mais informações podem ser obtidas através do edital ou pelo e-mail proenresponde@ifrj.edu.br.