Publicado o nº 9 do Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CELTE)
O Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CELTE), periódico das áreas de Letras e de Linguística do IFRJ, de número 9, foi divulgado nesta segunda-feira, 01/07. A publicação foi organizada pela professora Claudia S. Teixeira e pelo professor Marcus V. B. Almeida, do Campus São Gonçalo.
A sala de aula é um espaço emblemático para professores e pesquisadores. Nela, ocorrem variadas ações e ideias que, não raro, se tornam objetos de pesquisas e servem de base para constructos teóricos. É também nela que, em última instância, metodologias e estratégias de ensino são testadas e aprimoradas. A sala de aula frequentemente é um indicador de como e quando os conteúdos deverão ser abordados. Neste número, os textos permitem vislumbrá-la como um mosaico: um espaço multifacetado, que reflete a complexidade dos seus atores e do processo ensino-aprendizagem.
Durante a leitura deste número, será possível encontrar pesquisas e práticas relativas a aulas de língua materna e estrangeira em diferentes contextos escolares: ensino médio regular, ensino técnico, educação de jovens e adultos e ensino superior, que mostram uma parcela pequena da diversidade de temáticas oriundas do interesse em aprofundar conhecimentos sobre o ensino de línguas.