Projetos da XXXVIII Semana da Química são premiados na FECTI – CEFET/RJ

Alunos do IFRJ premiados na XXXVIII Semana da Química participaram da  XXI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), que aconteceu nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro, no CEFET – campus Maracanã. A FECTI possibilita que estudantes do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico, das redes pública e privada de ensino, tenham a oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em instituições localizadas no estado.

Este ano foram indicados alguns dos trabalhos premiados da XXXVIII Semana da Química do IFRJ: “Hidrogéis inteligentes para liberação intravaginal de fármacos”; “Do natural ao essência”l; “Assassinato no laboratório”; “Panc´s: quem come seus males previne”; “Pitaya-vermelha: potencial sustentável no desenvolvimento de fitocosméticos”; “Maca peruana: 100% natural e confiável?”; “Batom multifuncional com propriedade fotoprotetora, emoliente e hidratante”; “Análise da ação moduladora de antibióticos comerciais da amburana cearenses”; “Análise do ciclo vigília-sono em acadêmicos e seus impactos sociais”.

A aluna Maria Clara Mendes cursa o 6° período de Farmácia no IFRJ e contou que foi sua primeira vez apresentando um projeto fora do campus. “Esse projeto que está sendo apresentado é a nossa iniciação cientifica. A gente começou em meados de maio. É uma oportunidade única, e eu não esperava que fosse fazer isso da minha vida, mas estou gostando muito”, disse.

Dos alunos do campus Rio de Janeiro, também foram destaques: Ana Clara de Almeida Dias Macedo, Carolina Rodrigues Monteiro Barros, Júlia Martins Magaldi Gonzalez, orientadas pela professora Vivian Silva. Receberam menção honrosa por contribuição ao tema ‘inclusão e diversidade’ com o projeto “Maca peruana: 100% natural e confiável?”. Na categoria “ciências biológicas e da saúde”, os projetos “Pitaya-vermelha: potencial sustentável no desenvolvimento de fitocosméticos”, “Ánalise do ciclo vigília-sono em acadêmicos e seus impactos sociais” e “Ánálise da ação moduladora de antibióticos comerciais da amburana cearenses”, receberam 1°, 2° e 3° lugar, respectivamente.

Na categoria “ciências exatas e da terra”, o 1° lugar ficou com um projeto do IFRJ, “Do natural ao essencial”, formado pelos alunos Karolina Santos Esteves, Marcos Vinícius Paixão Gomes, Victória Barros dos Santos e orientado pelos professores Carla Cristina Braga Pereira e Erlandsson Anthony de Sousa.

Além disso, alguns dos projetos do IFRJ premiados na FECTI foram indicados para feiras nacionais em 2019, como a FEBRACE 2019, que irá ocorrer em março: “Do natural ao essencial”, “Pitaya-vermelha: potencial sustentável no desenvolvimento de fitocosméticos”, “Análise da ação moduladora de antibióticos comerciais da amburana cearenses”, “Maca peruana: 100% natural e confiável?”, e “Análise do ciclo vigília-sono em acadêmicos e seus impactos sociais”.