Logo IFRJ

Projetos finalistas na FEBRACE 2023

Projetos de estudantes do Campus Rio de Janeiro foram destaque na na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP), nos dias 21 a 24 de março de 2023 .  

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Os projetos foram apresentados ao público nos dias 22 e 23 de março, nas dependências da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.

Esta edição contou com 225 projetos finalistas, desenvolvidos por 516 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os finalistas foram selecionados entre 500 semifinalistas, escolhidos em uma etapa anterior, feita a distância, na qual foram avaliados os 1.800 projetos inscritos. Os projetos foram julgados por professores universitários e especialistas.

foto mostra visao lateral do palco, onde estão de pé diversos particpantes do evento. alguns seguram a bandeira do IFRJ e outros, uma do evento

Quais foram os projetos e membros participantes do IFRJ campus Rio de Janeiro no evento?

1) Investigação do desequilíbrio metabolômico associado ao câncer

Juliana do Carmo Godinho - Curso Técnico integrado em Biotecnologia, IFRJ Campus Rio de Janeiro

Orientadora - Mariana Paranhos Stelling, Professora IFRJ Campus Rio de Janeiro
Ananda de Araujo Bento - Coorientadora, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular, IFRJ Campus Rio de Janeiro

2) Cronobiologia.IFRJ: Produção e Divulgação da Ciência do Sono

Gabriella Sanches Corrêa - Curso técnico integrado em Biotecnologia, IFRJ Campus Rio de Janeiro

Orientadora: Fabrícia Viana Fonseca, Professora IFRJ Campus Rio de Janeiro

Coorientadora: Sueni de Souza Arouca, Professora IFRJ Campus Rio de Janeiro

3) QuantiSim - o Laboratório Virtual de Análise Quantitativa

David Raphael Loureiro Fiocchi - Curso técnico integrado em Química, IFRJ Campus Rio de Janeiro

Carlos Augusto Sales da Silva - Curso técnico integrado em Química, IFRJ Campus Rio de Janeiro

Orientador: Eduardo Coelho Cerqueira, Professor IFRJ Campus Rio de Janeiro

 

Premiações:

Os três projetos foram selecionados como finalistas da 21ª FEBRACE e, com isso, tiveram a oportunidade de participar presencialmente do evento na USP.

O projeto "Investigação do desequilíbrio metabolômico associado ao câncer" se destacou, recebendo 4 prêmios:

-1° Lugar na categoria de Ciências Biológicas, recebendo troféu e medalhas;
-Prêmio destaque unidades da federação - Rio de Janeiro (1 projeto premiado por Estado Brasileiro);
-Prêmio de reconhecimento da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq);

-Credenciamento para a Feira Internacional De Ciências e Engenharia - Regeneron ISEF, a maior mostra nacional pré-universitária de ciência, tecnologia, engenharia e matemática do mundo.

O projeto "QuantiSim - o Laboratório Virtual de Análise Quantitativa" recebeu o prêmio de 4° Lugar na categoria de Ciências Humanas, recebendo medalhas.

 

A estudante Juliana Godinho, autora do projeto "Investigação do desequilíbrio metabolômico associado ao câncer" falou sobre seu trabalho. “Nosso grupo de pesquisa “Glicobiologia e metalômica do Câncer” desenvolve a pesquisa destacada desde o ano de 2021, no laboratório de genética molecular do IFRJ Campus Rio de Janeiro. No ponto de vista de um projeto que se iniciou na pandemia, ter o trabalho sendo reconhecido com tanto mérito pela maior feira de ciências do brasil, a FEBRACE, é um misto de sentimentos intensos de emoção e gratidão”.

A professora Mariana Stelling, que é orientadora do projeto de Julaina, disse: “Desde o dia zero, Juliana e Ananda já demonstravam dedicação, interesse e garra para trabalharem em cima de um tema tão desafiador. Juliana iniciou como IC jr e Ananda, doutoranda, topou o desafio e a responsabilidade de ser co-orientadora da Juliana. A dedicação total rendeu bons frutos, dando a Juliana o prêmio de projeto de pesquisa na FECTI 2021, o que lhe garantiu inscrição na FECTI 2022, onde mais uma vez foi premiada com o primeiro lugar em sua categoria e, portanto, foi automaticamente indicada para a FEBRACE”.

Stelling finalizou, “Os prêmios recebidos pela nossa equipe na Febrace são um belíssimo reflexo desse trabalho que começou há mais de um ano e que teve como protagonistas alunas de nosso instituto e que agora terão chance de brilhar ainda mais forte na ISEF em Dallas!”

 

Colaborou: Eduardo coelho Cerqueira

 

projeto "Cronobiologia.IFRJ: Produção e Divulgação da Ciência do Sono"  alunos no estande
"Cronobiologia.IFRJ: Produção e Divulgação da Ciência do Sono"

Grupo do projeto "Investigação do desequilíbrio metabolômico associado ao câncer" no estande de apresentação do projeto.
  "Investigação do desequilíbrio metalômico associado ao câncer" 

 

"QuantiSim - o Laboratório Virtual de Análise Quantitativa"  estudantes posam no estande
"QuantiSim - o Laboratório Virtual de Análise Quantitativa"

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS