Projeto do campus Pinheiral conquista 1° lugar na XIX Jornada Jovens Talentos - JT Centro Sul

A aluna Maria Eduarda Valente do curso Técnico em Meio Ambiente do campus Pinheiral, orientada pelo professor Heider Franco, participou, no dia 06 de dezembro, da XIX Jornada de Jovens Talentos – Centro Sul. No total, estudantes de sete municípios da região estiveram presentes no evento, sediado no campus Volta Redonda do IFRJ.

O trabalho ganhador teve como tema: “Impacto do lixiviado de Aterro Sanitário na germinação do pepino”, pesquisa desenvolvida ao longo do ano de 2018 por quatro bolsistas coautoras do projeto: Maria Eduarda Valente, que apresentou o trabalho na jornada; Amanda Rodrigues; Raquel Rocha e Millena Ferreira. Os professores Sérgio Thode Filho (IFRJ – campus Duque de Caxias) e Mônica Marques (LabTam-UERJ) também assinam como autores.

Maria Eduarda destacou a importância de participar da jornada: “Além de nos trazer experiência profissional e estudantil, conhecemos projetos, pessoas, aprendemos sobre diversos conteúdos e temos a oportunidade de atingir pessoas da área com o projeto, então é muito importante e enriquecedor para nós alunos”, disse, frisando, ainda, que não imaginava ficar em primeiro lugar: “Eu me senti confiante na apresentação por ter feito parte do processo do projeto, na montagem, análise, produção, mas não imaginava que seria o 1º lugar por ter apresentado sozinha. Me surpreendeu”.

Segundo o orientador, Heider Franco, ao longo dos últimos quatro anos, dez alunos bolsistas do campus Pinheiral participaram de projetos que culminaram na publicação de artigos científicos. “A participação dos alunos é fundamental, contribuindo diretamente sobre a qualidade do resultado final. Como todo o processo é planejado e executado com eles, entendo que isso contribua para a formação profissional e pessoal dos envolvidos, reforçando princípios da ética e do comprometimento com horários e rotinas estabelecidas”, afirmou.

Heider ainda destacou nomes de parceiros que ajudaram na elaboração do projeto: “Reforçamos nosso agradecimento ao diretor-geral, professor Marcos Fábio; professora Dra. Mônica Marques (LabTam-UERJ); Dr. Sérgio Thode Filho (IFRJ-CDUC); professor Dr. Bruno Berto (LabCoc - UFRRJ); professor Dr. Fernando Gomes de Souza Júnior (IMA-UFRJ); além da atuação dos colegas técnicos administrativos do campus Pinheiral: Edson Luis, José Roberto (Zé Colméia), Marcus Vinícius e Allana. Todos os citados são merecedores”, finalizou.

O programa Jovens Talentos é uma parceria do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) com a FAPERJ. Criado em 1999, oferece bolsas de pré-iniciação científica a estudantes do ensino médio/técnico da rede pública em universidades e instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado. A Jornada é uma oportunidade para promover e divulgar o intercâmbio de pesquisas entre os estudantes, além de comprovar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos de existência do programa Jovens Talentos.