Programa Qualificar para Transformar: Mulheres Fluminenses

Foram publicados os editais dos cursos do “Programa Qualificar para Transformar: Mulheres Fluminenses”. Este programa é uma ação do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - MMFDH, por meio da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX do IFRJ.

Os editais/ cursos de qualificação profissional são:

• Empreendedorismo e mídias sociais, na modalidade à distância, no Campus Duque de Caxias; (Edital nº 0021/2021);
  • Economia Solidária, na modalidade à distância, no Campus São Gonçalo do IFRJ. (Edital nº 0022/2021);
  • Empreendedorismo e mídias sociais, na modalidade à distância, no Campus Arraial do Cabo; (Edital nº 0023/2021).

Os cursos de Empreendedorismo e Mídias Sociais e de Economia Solidária visam à qualificação de mulheres que desejam investir na carreira ou montar seu próprio negócio, buscando capacitar e estimular mulheres a desenvolver o comportamento cooperador e associativo.

Poderão se candidatar mulheres inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto Federal nº 6.135/07, de 26 de junho de 2007, e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº 6.135/07 de 2007. O público alvo destes cursos são mulheres com idade acima de 18 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica, que residam no município onde será oferecido o curso ou em seu entorno; discentes do IFRJ; terceirizadas; anistiadas e estagiárias, independente da área de conhecimento, mas que estejam interessadas na proposta do curso e recebem até um salário mínimo e meio e tenham no mínimo o fundamental completo e até o ensino médio completo.

Os cursos têm a duração prevista de 1 mês, com a carga horária mínima de 20 horas, e serão ofertados na modalidade de educação a distância – EAD, portanto, para concorrer a uma das vagas, a estudante deverá ter equipamento de acesso à aula. As informações quanto aos dias, aos horários e ao local de realização do curso estão descritas no Anexo II de cada Edital.

São ofertadas 50 vagas para cada curso, que não possui mensalidade nem taxa de matrícula. As inscrições podem ser feitas de 14 a 19/05/2021, por meio do Formulário de Inscrição - Curso de Extensão em Empreendedorismo e Mídias Sociais (Projeto Qualificar para Transformar: Mulheres Fluminenses), exclusivamente pela internet.

As informações adicionais sobre o curso poderão ser consultadas na seção sobre cursos de qualificação profissional na página do IFRJ na Internet.