Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT): inscrições abrem dia 02/02

logo profept

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) começam neste sábado, dia 02/02. Os interessados terão até o dia 07/03 para efetuarem suas inscrições. O mestrado profissional será ofertado em rede por 40 instituições associadas de todo o Brasil, incluindo o IFRJ (campus Mesquita), mas a coordenação é feita pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Serão 908 vagas, sendo metade reservada a servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II). A outra metade será aberta à comunidade em geral.

As inscrições deverão ser feitas pelo site do Programa. A taxa é de R$ 70 e será paga por meio de guia de recolhimento da União (GRU). O candidato deverá preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, informações sobre formação acadêmica e atuação profissional. Além disso, deverá indicar se concorre a vagas reservadas para servidores ou não, e escolher em qual instituição pretende cursar o mestrado.

Será aplicado, no dia 05 de maio, um Exame Nacional de Acesso (ENA), que contará com 50 questões objetivas. O Exame versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem.

Isenção - Candidatos que desejam solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição devem ficar atentos ao prazo, que vai de 02/02/2019 a 11/02/2019. Têm direito à isenção os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que pertencem a família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

Para mais informações, acesse a página do edital.