Logo IFRJ

Programa Academia & Futebol no IFRJ amplia suas ações

O Instituto Federal do Rio de Janeiro realizou o II mini curso oferecido pelo Projeto Academia e Futebol, que, dessa forma, dá sequência às suas ações com oferta de curso para profissionais e estudantes de Educação Física. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de março e contou com 159 inscritos.  

No primeiro dia foi ministrada uma parte teórica em que foi abordada a temática "Futebol na Escola", levantando a possibilidade do trabalho com o esporte, que vai além de um olhar apenas técnico e tático. E no dia 30, no formato presencial, no Campus Niterói da Universo (Universidade parceira do projeto) foram trabalhadas vivências práticas do esporte, mostrando possibilidades pedagógicas diferenciadas. Na opinião da professora Ana Beatriz, coordenadora do pólo Duque de Caxias do Programa Academia & Futebol no IFRJ, essa foi uma experiência muito rica para os participantes que puderam pensar e repensar sua prática pedagógica relacionada ao futebol.

local: quadra de esportes - esta foto contem alunos e professores formando um círcuo na quadra, com um aluno ao centro falando para os ouvintes. manha de sol

Bruno Patrício, coordenador de Ações Esportivas da PROEX, explica que o Academia e Futebol é uma parceria entre o IFRJ e a Secretaria Nacional do Futebol e Direitos do Torcedor (Ministério do Esporte) via Termo de Recurso Descentralizado (TED) com investimento de aproximadamente R$ 400.000,00. O programa funciona em 3 pólos no IFRJ, São Gonçalo, Duque de Caxias e Niterói. 

O docente lembra que o programa atende cerca de 150 estudantes por pólo, para prática de futebol, oferta de cursos de formação para profissionais e estudantes de Educação Física e visa também o fomento da produção científica ligado à temática ligada ao futebol. 

O professor Julio Page, atual pró-reitor substituto de Extensão do Instituto, disse que o Academia & Futebol é um projeto pensado e realizado com muita alegria, que possui uma intensa relação com a população dos territórios dos 3 campi que são polos do projeto. “É importante este tipo de projeto em parceria, como essa com o Ministério do Esporte, que busca o fomento para fortalecer e expandir as ações do IFRJ".

local: auditorio da Universo. foto tirada de cima de uma palco, com a câmera colocada atrás do professor que fala para dezenas de participantes do evento. O professor está de costas e a plateia de frente

Coordenadores do Academia e Futebol no IFRJ:

Coordenação Geral: Bruno Patrício - Campus Duque de Caxias e Coordenador de Ações Esportivas da PROEX

Polo campus Duque de Caxias:
Ana Beatriz Correia de Oliveira Tavares

Leandro Gouveia Almeida

Polo Campus Niterói:
Tauan Nunes Maia

Polo Campus São Gonçalo:
Edson Farret da Costa Júnior

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS