Professora do Campus Duque de Caxias realiza Oficina de Produção Textual

Pensando em oferecer atividades educacionais para os alunos e a comunidade externa durante o período de pandemia da Covid-19, professores e servidores estão se adaptando e criando momentos como lives e oficinas pela internet. A docente de Língua Portuguesa Monique Inocêncio é uma das professoras do Campus Duque de Caxias que está trabalhando com a tecnologia para se aproximar dos alunos.

No dia 4 de maio, a docente organizou em seu perfil pessoal no Facebook a live “Como se preparar para a redação do ENEM”. Monique disse que a participação do público na live foi bastante proveitosa e produtiva. “Surgiram perguntas e comentários relevantes que me ajudaram, inclusive, a formular o roteiro da oficina online”, contou.

Sobre a realização das lives, a professora acredita que são uma boa forma de oferecer aos alunos alguma possibilidade de acesso ao conhecimento: “E de ajudá-los, também, a administrar, do ponto de vista psicológico, o momento tenso que estamos atravessando”, enfatizou.

Ainda nesse mês, a professora iniciou a “Oficina online de Produção Textual” com ênfase em preparação para a redação do ENEM, que tem cerca de 50 alunos, divididos em duas turmas. Os encontros são realizados através da plataforma Google Meet, sendo o link da sala de aula enviado com uma hora de antecedência.

A professora Monique contou que a ideia de realizar a oficina, que é gratuita e aberta à comunidade externa, surgiu devido à suspensão das atividades presenciais e ao posicionamento do Ministério da Educação a respeito da manutenção das provas do ENEM: “Ao desconsiderarem os obstáculos da maior parte dos estudantes do país em se preparar para o exame em um contexto de ameaça epidêmica e suspensão de aulas, isso me fez pensar em possíveis medidas, ainda que modestas e insuficientes, que pudessem democratizar o acesso à preparação para a redação do ENEM”, destacou Monique que explicou, ainda, a metodologia da oficina: “Estamos trabalhando as cinco competências estabelecidas pela matriz de correção do ENEM e seus desdobramentos”.

Vale destacar que a Oficina foi iniciada antes do anúncio do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, que terá nova data a ser divulgada.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira