Logo IFRJ

Professor do Campus Nilópolis publica texto com um panorama da evolução dos casos e das mortes por Covid-19 em dez países

De acordo com o trabalho, ápice da pandemia no Brasil deve acontecer entre o final de maio e o início de junho de 2020

Com o objetivo de apresentar um panorama da evolução dos casos de Covid-19 e das respectivas mortes em dez países, incluindo o Brasil, o professor Vitor Luiz Bastos de Jesus, do Campus Nilópolis do IFRJ, em parceria com o professor Daniel Guilherme Gomes Sasaki, do CEFET-RJ, desenvolveram um trabalho de caráter didático e de divulgação científica.

“Esse trabalho não é um artigo acadêmico. O texto é direcionado a professores, estudantes e pessoas que gostem de ciência. Por isso, o formato tradicional de artigo foi substituído por uma estrutura na forma de perguntas e respostas (FAQ), tornando a leitura e a interpretação dos gráficos matemáticos mais simples e amigável”, explicou o professor Vitor.

Os países analisados foram: Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Irã, Islândia, Itália e Reino Unido. Todos os dados utilizados no texto foram extraídos do site Worldometer, que compila em tempo real os dados oficiais fornecidos pelos governos dos próprios países.

O trabalho constatou que, ao contrário dos outros países, o Brasil apresentou uma incoerência interna significativa nos ajustes matemáticos. “O pico, previsto pelo modelo, de novas mortes por dia ocorre 18 dias antes do pico de novos casos diários. Isto é, em média, as pessoas morrem da doença antes de pegar a doença. Esse resultado absolutamente contraditório do ajuste matemático possivelmente está relacionado com a subnotificação extrema e generalizada de casos de Covid-19 no Brasil. Propomos corrigir esses dados subnotificados de casos usando o fator de letalidade real da infecção, obtido em um levantamento estatístico na cidade de Nova Iorque”, explicam os professores no texto.

Para fazer essa correção, os pesquisadores multiplicaram os números oficiais de casos notificados no Brasil por um fator de dez, obtendo um novo ajuste matemático corrigido, onde o pico de casos da doença ocorreria em torno do dia 28 de maio de 2020. “Com esse fator de correção do número de casos da doença, o pico de casos é sete dias antes do pico de mortes (dia 04 de junho). Portanto, as novas previsões para o Brasil, com esse fator de correção das subnotificações dos casos, tornam-se coerentes entre si e tendem a se aproximar dos valores apresentados pela Alemanha (14 dias), Coreia do Sul (19 dias) e Islândia (10 dias). Levando-se em consideração que nenhum modelo tem precisão para determinar um dia exato, acreditamos que na última semana de maio até a primeira semana de junho estaremos no ápice da pandemia no Brasil”, alertam os pesquisadores.

Confira aqui o trabalho na íntegra.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS