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Programa de Conservação Vocal

 

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO VOCAL DO IFRJ

 

O Programa de Conservação Vocal tem como objetivo promover a saúde vocal e a prevenção do Distúrbio Vocal Relacionado ao Trabalho (DVRT) nos servidores do IFRJ.

PÚBLICO –ALVO

  • Servidores técnico-administrativos que dependam da voz para realizar seu trabalho, ou seja, servidores que, em situações de rouquidão ou afonia (perda da voz), tenham prejuízo em exercer suas tarefas.
  • Servidores docentes. Por dependerem essencialmente da voz para exercerem suas atividades laborais e por pertencerem à categoria profissional com mais prevalência de problemas vocais, os servidores docentes do IFRJ foram contemplados prioritariamente neste programa.

 

AÇÕES ENVOLVIDAS

1) Avaliação fonoaudiológica admissional (em implantação)

Ao iniciar o processo de ingresso no IFRJ, o servidor profissional da voz que estiver em estágio probatório passará por uma avaliação fonoaudiológica da voz e da fala. Caberá à fonoaudióloga do Instituto avaliar especificamente a forma como o servidor utiliza suas funções comunicativas, identificando o profissional com risco de desenvolvimento de uma alteração vocal, além de possibilitar a detecção precoce de distúrbios vocais e/ou outros relativos à comunicação.

Atualmente a saúde vocal dos candidatos a professores do Instituto é avaliada somente por meio do exame de videolaringoscopia, que faz parte da grade de exames médicos solicitados para avaliação admissional, realizada pelo médico perito do IFRJ. Com a implantação da avaliação fonoaudiológica no período admissional, caso se constate alguma alteração orgânica, visualizada no laudo do exame de videolaringoscopia, o servidor será encaminhado para reabilitação fonoaudiológica individual e/ou acompanhamento otorrinolaringológico na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Por outro lado, quando forem observadas somente alterações no processo de produção da voz e/ou queixas vocais, o servidor será acompanhado pela fonoaudióloga do Instituto durante o período do estágio probatório.

 

 

2) Curso de capacitação online: “Promovendo o Bem-estar Vocal”

Todo servidor profissional da voz ao ingressar no Instituto realizará um curso de capacitação vocal online, a ser concluído até o final do primeiro ano de estágio probatório.

O objetivo do curso é instrumentalizar o servidor que faz intenso uso da voz na atividade profissional a conhecer e vivenciar os mecanismos de produção vocal e os cuidados com a voz, além de discutir questões referentes ao ambiente e à organização do trabalho e sua interferência na saúde. A parte prática do curso orienta e habilita quanto a padrões adequados de articulação da fala, respiração, projeção da voz, aquecimento e desaquecimento vocal, uso correto do microfone, mudanças de hábitos e expressividade oral, objetivando a adequação e/ou a manutenção da qualidade vocal e redução dos riscos do aparecimento de uma alteração vocal.

O curso é oferecido no ambiente virtual de ensino e aprendizagem do IFRJ (AVEA/IFRJ), na plataforma digital Moodle, e conta com mediação pedagógica (tutoria) e atividades síncronas e assíncronas. A cada semestre, são disponibilizadas 40 vagas.

Ao todo, são 8 (oito) módulos de estudo teóricos e práticos, sendo a parte teórica apresentada semanalmente com informações sobre os mecanismos de produção vocal, os hábitos positivos e negativos à saúde vocal, o DVRT e os seus principais sinais e sintomas. A partir da segunda semana do curso, os módulos práticos são disponibilizados por meio de videoaulas de exercícios vocais, destinados à prática dos exercícios orientados.

Durante o curso, são realizados 4 (quatro) encontros virtuais síncronos quinzenais, nos quais os participantes, além de esclarecerem dúvidas sobre as atividades teóricas e práticas, podem compartilhar suas impressões sobre os aspectos positivos e negativos dos exercícios treinados semanalmente.

O curso também possibilita a troca de experiências em relação às dificuldades em lidar com os sinais e sintomas vocais entre os participantes. A possibilidade de ouvir depoimentos diversos sobre o uso da voz e enfrentamentos favorece a motivação para a transformação individual dos participantes com a adesão de novos hábitos vocais.

 

Módulo 1: Como a voz é produzida?

Módulo 2: Distúrbios vocais mais comuns: seus sinais e sintomas.

Módulo 3: Cuidando da voz: hidratação e Hábitos vocais inadequados.

Módulo 4: Cuidando da voz: alimentação e o Refluxo Laringofaríngeo (RFL).

Módulo 5: Cuidando da voz: alergias respiratórias, automedicação e uso de sprays e pastilhas.

Módulo 6: Cuidando da voz: sono, repouso vocal e postura corporal.

Módulo 7: Cuidando da voz: a interferência dos problemas hormonais na voz e os efeitos negativos do fumo, álcool e outras drogas na qualidade vocal.

Módulo 8: o ambiente de trabalho: ambiente ruidoso, ar condicionado, ventiladores e o uso de microfones.

 

3) Avaliação vocal periódica (em implantação)

O professor em estágio probatório realizará 2 (duas) avaliações fonoaudiológicas periódicas individuais, que ocorrerão no primeiro e no segundo ano após o seu ingresso na Instituição. Caso se constate alteração vocal nesses controles periódicos, será feito encaminhamento para terapia fonoaudiológica e/ou acompanhamento otorrinolaringológico à rede SUS.

Durante o acompanhamento periódico da voz, os servidores que apresentarem piora na qualidade vocal decorrente de fatores relacionados com o aumento da demanda vocal diária, do ambiente ou da organização do trabalho serão convocados para avaliações periódicas extras. Nesses controles extras, além das avaliações e orientações vocais pertinentes, será enfatizada a importância da terapia fonoaudiológica e do acompanhamento médico. Para esses servidores, nas avaliações seguintes, serão exigidos relatórios médicos e fonoaudiológicos que comprovem a realização dos tratamentos necessários.

Para o servidor efetivo, o acompanhamento vocal será realizado durante o período dos Exames Periódicos em Saúde em seu campus. Para esse profissional, a avaliação fonoaudiológica será individual e ocorrerá por livre demanda. Caso se constate qualquer alteração no processo de produção vocal, sinais e/ou sintomas de distúrbios vocais durante a avaliação fonoaudiológica, o servidor será convidado a realizar o curso de capacitação online Promovendo o Bem-Estar Vocal do Professor e a participar da oficina de condicionamento vocal. Nesses casos, quando necessário, também será feito encaminhamento para terapia fonoaudiológica e/ou acompanhamento otorrinolaringológico à rede SUS.

 

4) Oficina de condicionamento vocal

A oficina de condicionamento vocal tem como objetivo conscientizar sobre a importância da saúde vocal, da longevidade e da qualidade da voz falada. Será oferecida em um único encontro (com local e horário a serem acordados pelos participantes e pela fonoaudióloga responsável) e terá duração de aproximadamente 2 horas.

Essa atividade contará com exercícios tanto de aquecimento e desaquecimento vocais quanto de resistência vocal. A oficina será realizada por demanda espontânea ou para os servidores que apresentem alguma alteração no processo de produção vocal, sinais e/ou sintomas de distúrbios vocais observados durante a avaliação fonoaudiológica no período dos Exames Periódicos em Saúde.

A solicitação para o agendamento da oficina vocal será feita pelo e-mail da fonoaudióloga responsável.

O número máximo de participantes será de 10 pessoas por oficina, de modo a permitir o acompanhamento direto da fonoaudióloga durante os exercícios vocais propostos, garantindo que os participantes recebam a instrução adequada de cada exercício, que estes sejam corrigidos, se necessário, e que possíveis dúvidas sejam esclarecidas. 

 

5) Campanhas educativas de voz

No decorrer do ano, principalmente no mês de abril, em que se comemora o Dia Mundial da Voz (16 de abril), são realizadas campanhas educativas, com o objetivo de promover os cuidados com a voz junto aos servidores do Instituto.

CUIDADOS COM A VOZ: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

PODCAST SOBRE SAÚDE VOCAL

10 MITOS E VERDADES SOBRE OS CUIDADOS COM A VOZ

 

Para mais informações, entre em contato com a fonoaudióloga da CST, Fabiana Souza, pelo e-mailfabiana.souza@ifrj.edu.br

 

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