Logo IFRJ

Programa de Saúde Mental

 

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL DO IFRJ (PROSM)

 

OBJETIVOS GERAIS

  • Avaliar e promover saúde mental no ambiente de trabalho do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

  • Promover o bem-estar individual e coletivo, bem como o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores do IFRJ e o exercício da cidadania organizacional nos ambientes de trabalho. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Avaliar os riscos psicossociais relacionados ao trabalho em todos os Campi e Reitoria do IFRJ;

  • Emitir parecer psicológico ou social com fins de subsidiar a perícia em saúde;

  • Promover a qualidade de vida e a saúde dos servidores do IFRJ;

  • Desmitificar o estigma relacionado aos transtornos mentais;

  • Criar políticas e diretrizes de formação para gestores que enseje o desenvolvimento de lideranças aptas a identificar o adoecimento/sofrimento mental no âmbito do trabalho.

PÚBLICO-ALVO

  • Servidores do IFRJ;

PROJETOS QUE COMPÕEM OU VINCULAM-SE AO PROGRAMA

  • Avaliação Psicossocial dos Riscos Relacionados ao Trabalho

  • Promoção e educação em saúde mental

  • Grupo de discussão de relações do trabalho

  • Acolhimento psicológico e/ou do serviço social

  • Espaço de sala verde e qualidade de vida no trabalho

  • Assessoramento e composição da equipe multiprofissional na perícia em saúde

  • Assessoramento e capacitação dos gestores em Saúde Mental

  • Formação e atuação em comissão permanente de enfrentamento ao assédio moral e outras formas de violência no trabalho

  • Assessoramento e capacitação das CISSPs na temática dos riscos psicossociais nos Ambientes de Trabalho.

 

Conheça os projetos:

 

Avaliação Psicossocial dos Riscos Relacionados ao Trabalho


Objetiva-se avaliar os riscos psicossociais aos quais os servidores estão expostos. Os riscos psicossociais têm forte ligação com o estresse relacionado ao trabalho, depressão, ansiedade, doenças cardiovasculares, desordens musculoesqueléticas, dentre outras patologias de alto impacto, tanto na qualidade de vida  trabalho como nos serviços prestados à comunidade acadêmica.

Para avaliação dos riscos psicossociais é utilizado o instrumento Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho - PROART (Facas, 2013), aplicado em grupo de forma presencial, de acordo com cada ambiente de trabalho (definido em consonância com o Mapa de Risco do Campus), em encontro único e com tempo médio de aplicação de 25 a 50 minutos.

 

Promoção e educação em saúde mental


Realizar ações de promoção e educação em saúde, a exemplo de oficinas, palestras, grupos de debate, divulgação de textos, práticas integrativas e complementares, dentre outras ações que ampliem o conhecimento dos servidores quanto à saúde mental e promovam a melhoria da qualidade de vida, através do incentivo à  participação ativa do servidor no controle deste processo (WHO, 1986). As ações visam promover ações de educação permanente com a promoção de saúde e prevenção do adoecimento no trabalho, assim como o desenvolvimento de competências individuais e organizacionais no âmbito da saúde mental no trabalho (Brasil, 2023).

 

Grupo de discussão de relações do trabalho 


O Grupo de Discussão das Relações de Trabalho é um projeto iniciado na Reitoria do IFRJ, a partir de uma pesquisa sobre qualidade de vida no trabalho, realizada no ano de 2012. Desde então, foi realizado em diversos Campi do IFRJ. O projeto objetiva proporcionar aos servidores um espaço de diálogo sobre o trabalho, fomentando a expressão da subjetividade acerca do ambiente, das relações e da organização do trabalho. Objetiva-se a promoção da saúde e a prevenção de adoecimentos e afastamentos por motivo de saúde. O referencial teórico deste projeto é a psicodinâmica do trabalho, criada por Christophe Dejours. O GDRT já ocorreu nos seguintes locais: dois grupos na Reitoria (2014); Duque de Caxias (2015); Volta Redonda (2017); Reitoria (2017); Belford Roxo (2018); Reitoria (2018); São João de Meriti (2023).

 

Acolhimento psicológico e/ou do serviço social


Oferecimento de escuta e apoio psicológico e/ou psicossocial, presencial ou remoto, para situações de sofrimento vivenciadas pelos servidores do IFRJ. Não se configura como psicoterapia, porém contribui para o alívio do sofrimento, para a orientação, para o estímulo à busca de tratamento externo e seu acompanhamento nos casos indicados e propicia o sentimento de cuidado e respeito por parte da instituição em relação ao bem-estar dos servidores. Em algumas situações, este acolhimento pode inclusive se desdobrar na facilitação da comunicação interpessoal, na intermediação de conflitos e mesmo na constatação (com o devido encaminhamento) da necessidade de avaliação pericial para fins de licença médica, readaptação laboral, horário especial, remoção por motivo de saúde, etc.

 

Assessoramento e composição da equipe multiprofissional para a perícia oficial em saúde


Emissão de pareceres psicológicos ou sociais na avaliação pericial em saúde, quando demandados pelos integrantes da perícia oficial, com a finalidade de subsidiar a avaliação pericial.

Emissão sistemática de pareceres psicológicos e/ou sociais para subsidiar decisões periciais nos casos de demanda de horário especial ou de remoção por motivo de saúde.  Acompanhamento dos casos, pela equipe psicossocial, quando há percepção de demanda (e a solicitação) pelos médicos peritos.

Realização de avaliações de nexo causal entre transtornos mentais e do comportamento, o sofrimento psíquico e processos de trabalho do servidor periciado, com a finalidade de verificar a existência de doenças ocupacionais, eventos sentinelas e a demanda de ações de promoção de saúde.

 

Espaço de sala verde e qualidade de vida no trabalho (EM PLANEJAMENTO)


Propõe-se o espaço da Sala Verde e Qualidade de Vida no Trabalho como uma iniciativa conjunta da Comissão A3P, Coordenação de Gestão Ambiental e Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador como um espaço dedicado ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional, voltadas à temática socioambiental, cultural e ações de qualidade de vida direcionadas aos servidores públicos que trabalham no IFRJ.

 

Assessoramento e Capacitação dos gestores em Saúde Mental (CAPACITAÇÃO PREVISTA A PARTIR DE 2024)


Oferecer orientações e recomendações para os gestores no que tange ao cuidado com a saúde mental dos servidores, seja por demanda dos primeiros, seja por situações identificadas nos acolhimentos psicológicos e/ou psicossociais ou ainda nas avaliações dos riscos psicossociais no trabalho.

Em conformidade a Portaria 1261/2010, propõe-se a capacitar os gestores para identificar sofrimento psíquico no trabalho.

 

Formação e atuação em comissão permanente de enfrentamento ao assédio moral e outras formas de violência no trabalho (PREVISTO 2024)


Atuação de integrantes do Programa de Saúde Mental do IFRJ em equipes intersetoriais de enfrentamento ao assédio moral e demais formas de violência no trabalho, tanto na Reitoria, quanto nos Campi do IFRJ. Proposição de ações, políticas e articulações que favoreçam o combate ao assédio moral e a qualidade de vida no trabalho do servidor do IFRJ.

 

Assessoramento e Capacitação das CISSPs na temática dos Riscos Psicossociais nos Ambientes de Trabalho


Realização de treinamentos das Comissões Internas de Saúde do Servidor Público Federal (CISSPs) sobre os riscos psicossociais nos ambientes de trabalho.

 

EQUIPE RESPONSÁVEL

Ana Paula Fernandes

Bianca de Moraes Branco

Daniela Zanotti da Silva

Fernando Rocha Beserra

Larisse Caroline Ferreira de Castro

Lívia Ortega

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS