Portal do IFRJ está disponível em oito idiomas

Com o intuito de aumentar a visibilidade do IFRJ de maneira mais globalizada, o portal do Instituto agora está disponível, além do português, em sete línguas estrangeiras: alemão, francês, italiano, inglês, espanhol, mandarim e russo.

A ideia partiu da Coordenação-Geral de Relações Internacionais e da Coordenação-Geral de Comunicação. “Ambas acham que o site disponível em outros idiomas ajuda na visibilidade, ainda mais em época de notícias importantes em relação às ações do IFRJ para o combate da Covid-19”, afirmou o coordenador-geral de Relações Internacionais, Rodrigo Lemos.

Ainda de acordo com Rodrigo, a proposta foi apresentada à Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DGTIC), que acenou positivamente em relação à implantação do plug-in do Google Tradutor, para traduzir todo o conteúdo do portal. “Escolhemos os idiomas de acordo com a afinidade com parceiros internacionais do IFRJ e com o alcance de acordo com a popularidade dos idiomas em relação ao número de falantes”, explicou.

O coordenador falou ainda da importância desta iniciativa para as Relações Internacionais em tempos de pandemia. “É muito importante, pois nos foram pedidas informações sobre quais ações estávamos desenvolvendo no contexto da pandemia por parte da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) e da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP). Por isso, nos chamou atenção a ausência de conteúdo em língua estrangeira para atender essas demandas e dar visibilidade ao IFRJ no cenário internacional”, contou Rodrigo, que disse ainda que, com essa iniciativa, o Instituto se aproxima desses órgãos e ganha um certo destaque dentro do contexto de combate à pandemia. “Também pode facilitar nossas tratativas diretas com os antigos parceiros e ajudar com os novos”, finalizou.