Logo IFRJ

Plano de Cultura do IFRJ em pauta

Representantes da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e professores do curso de Bacharelado em Produção Cultural do Campus Nilópolis se reuniram, no dia 20/09, na Reitoria, para discutir a construção do Plano de Cultura do IFRJ e tratar de pautas relacionadas ao Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC), do qual o Instituto faz parte.

De acordo com Julio Page, diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica da Pró-Reitoria de Extensão, implantar um plano de cultura foi um compromisso assumido com a comunidade do IFRJ. “Além desta reunião com representantes do IFRJ no FIC, dialogamos com os coordenadores de Extensão sobre a importância de participação de todos os campi nesse processo, que será construído coletivamente”, enfatizou, explicando ainda que a Proex fará uma convocação aos campi para envio de representantes para composição da comissão que irá propor um plano de cultura para o IFRJ.

Julio disse, também, que o plano tratará desde o diagnóstico dos equipamentos para desenvolvimento cultural e dos mapeamentos das ações culturais realizadas nos campi até os resultados esperados, estratégias de financiamento e indicadores para avaliação do plano. “Isso destaca o compromisso do IFRJ com o fortalecimento e preservação da identidade cultural local e regional”, afirmou.

A professora Ana Luisa Soares, do Bacharelado em Produção Cultural, participou da reunião e disse considerar de grande importância o movimento para criar e implantar o Plano de Cultura do IFRJ. “Aproximar as iniciativas de arte e cultura realizadas nos campi possibilita a criação de uma rede cultural transversal e, por meio da cultura, poderemos estreitar ainda mais a nossa relação e comunicação entre os campi”, afirmou a professora, que disse ainda que a cultura aproxima, desperta o pensamento crítico e permite, através da abstração, repensar e recriar a realidade. “Acredito que, desta forma, poderemos contribuir para o reconhecimento e promoção da diversidade cultural produzida dentro do Instituto, assim como estimular e valorizar os saberes nos meios da arte e da cultura”, completou.

Estiveram presentes também na reunião a pró-reitora de Extensão, Cristiane Henriques, e os professores João Guerreiro e Alexandre Pimentel.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS