Pesquisas para implantação de novos cursos no Campus Belford Roxo

O IFRJ Campus Belford Roxo está realizando pesquisas nas escolas municipais e estaduais do município, como parte do processo de implantação de novos cursos, que serão ofertados futuramente no campus. O objetivo desse levantamento é descobrir quais são as áreas de maior interesse da população da cidade, dentro do eixo tecnológico e de acordo com o quadro de docentes que já atuam no campus.

Por meio desse questionário, os estudantes podem escolher até duas opções de cursos técnicos nas áreas de Administração; Comunicação Visual; Desenho e Construção Civil; Figurino Cênico; Logística; Modelagem de Vestuário; Multimídia; e Processos Fotográficos. Os alunos podem, ainda, colaborar indicando outras opções que não estavam na lista.

A atividade está sendo realizada pela Direção de Ensino desde o dia 26 de agosto e conta com a colaboração dos coordenadores dos cursos, da assistente social e das estagiárias do campus para irem até as salas de aula fazerem a pesquisa. Durante a visita é apresentada uma pequena palestra sobre o Instituto e sobre os cursos citados anteriormente, pois muitos alunos não sabem o que é abordado nessas áreas.

De acordo com a diretora Adjunta de Ensino, Rosi Marina Rezende, os diretores das escolas também estão colaborando para que essa atividade aconteça. “A intenção é agregar educação gratuita e de qualidade para a população de Belford Roxo e cidades vizinhas. Por conta desse desejo em comum, as direções aceitam a visita. Até o momento já foram realizados 1.145 questionários. A meta é que sejam preenchidas 4.000 fichas até o mês de dezembro”, explicou.

Vale destacar que projeto aumentou a visibilidade do campus na cidade. Devido a isso, a iniciativa acarretou em um número maior de matrículas para os cursos de extensão, que estavam com as inscrições abertas durante as visitas.

Colaboração: Luana Oliveira