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Pensamento decolonial em pauta no campus São Gonçalo

auditório cheio na palestra "Pensamento decolonial"  no campus São Gonçalo

O Grupo de Estudos e Pesquisas Culturais, Marxismo e Decolonialidade do campus São Gonçalo realizou o seminário “Educação e Transdisciplinaridade no Pensamento Decolonial” na unidade. O evento, que ocorreu no auditório do campus, no dia 24 de novembro, discutiu o chamado “pensamento decolonial” a partir de intelectuais latino-americanos da educação e das ciências humanas.

O seminário visou explicar a necessidade de se produzir um pensamento teórico, crítico e transdisciplinar sob o ponto de vista dos subalternizados pela modernidade capitalista em contraposição à perspectiva eurocêntrica hegemônica. O professor de Sociologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Luiz Fernandes de Oliveira, apresentou um panorama geral da pedagogia decolonial. “Não há uma teoria que contemple toda a realidade, mas o pensamento decolonial surge por meio de um contexto sociocultural das Américas e de uma crítica às interpretações teóricas que surgiram na Europa e se dizem universais”, afirmou.

Segundo o docente, a educação brasileira privilegia o pensamento do colonizador em detrimento de outras culturas, inclusive a indígena. Ele fez o desafio ao público presente de procurar quais filósofos estudados por eles não são da França, Inglaterra, Alemanha, Itália e Estados Unidos, evidenciando assim, a hegemonia do pensamento colonizador europeu, estadunidense e ocidental. “A Europa construiu uma razão científica universal e é preciso ter uma visão crítica quanto a isso", disse.

Após a mesa de abertura, os ouvintes se dividiram em diferentes oficinais. O coordenador da Pós-Graduação em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras do campus, Ricardo da Costa, explicou que as oficinas foram propostas com o objetivo de se buscar uma contribuição e um diálogo com a prática docente cotidiana, pois o seminário foi organizado com essa preocupação didática e político-pedagógica. “As oficinas tinham como intenção não somente a qualificação, a formação complementar, mas também uma avaliação e renovação críticas das práticas docentes já existentes”, concluiu.

Pensamento Decolonial - O pensamento decolonial objetiva problematizar a manutenção das condições colonizadas da epistemologia, buscando a emancipação absoluta de todos os tipos de opressão e dominação, ao articular interdisciplinarmente cultura, política e economia de maneira a construir um campo totalmente inovador de pensamento que privilegie os elementos epistêmicos locais em detrimento dos legados impostos pela situação colonial.

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