Um passo a mais para a Internacionalização do IFRJ e para cooperação entre Brasil e Peru

O Campus Niterói do IFRJ recebeu uma delegação de servidores peruanos, nesta segunda-feira (21/10). Eles iniciaram os estudos do Curso Internacional de Gestão Pública, projeto que é fruto da parceria entre o Instituto e o Centro Peruano de Estudios Gubernamentales (CEPEG).

Para dar boas-vindas aos alunos peruanos – todos vinculados a órgãos públicos – estiveram presentes o pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos, representando o reitor Rafael Almada; o coordenador-geral de Relações Internacionais, Rodrigo Lemos; a coordenadora do projeto, Roseantony Rodrigues Bouhid; e o representante do CEPEG, Victor Paima.  Os estudantes também foram recebidos pelos quatro servidores do IFRJ que ministrarão o curso durante a semana: a professora do campus Niterói Etiane Araldi, o técnico administrativo do campus Rio de Janeiro Hugo Santos Macedo Rego, o professor do campus Eng. Paulo de Frontin Lindinei Rocha Silva e o professor do campus Rio de Janeiro Guilherme Cruz Mendonça.

Durante a abertura do curso, todos falaram sobre a importância de receber a comitiva de peruanos para fomentar novas políticas públicas e estreitar a cooperação entre os dois países. O intuito da formação é mostrar aos peruanos um modelo daquilo que dá certo no Brasil dentro da área de Gestão Pública e abrir um diálogo para ver semelhanças e diferenças entre os dois modelos, visando promover um aprimoramento das atuações locais dos servidores no país vizinho.

O coordenador-geral de Relações Internacionais enfatizou que este modelo de cooperação é um passo a mais para a internacionalização do IFRJ. "Nosso instituto faz parte de um modelo de gestão ao qual os peruanos talvez não tenham acesso dentro de suas estruturas. Esse tipo de curso, além de dar a eles uma visão global de como funcionam essas questões no Brasil, pode contribuir de maneira muito positiva para que eles reflitam como podem aprimorar os serviços em seu país. Acho que a troca será bastante enriquecedora. Partindo da necessidade de crescer e se firmar dentro do âmbito internacional, o IFRJ ganha muito com essa experiência", destacou Rodrigo Lemos.

O pró-reitor Igor Valpassos deu as boas-vindas ao grupo e desejou que eles aproveitem bastante a oportunidade, ressaltando, ainda, que o IFRJ está muito feliz com a presença deles para iniciar essa experiência.

Já Roseantony Rodrigues Bouhid explicou aos estrangeiros o que é o IFRJ e como funciona a sua estrutura, ressaltou o papel social da Rede Federal de Educação de levar uma educação pública, gratuita e de qualidade a todos os cantos do país. Ainda disse que o Campus Niterói representa muito esta ideia de interiorizar a educação por sua localização dentro da cidade, em uma zona de vulnerabilidade social.

O Curso Internacional de Gestão Pública acontecerá de 21/10 até 25/10, contabilizando 40 horas de aulas presenciais e 20h a distância.