Paracambi vai realizar o 1° Encontro Neducam – De Olho da Agenda 2030

O Campus Paracambi vai realizar o 1° Encontro Neducam – De Olho da Agenda 2030, no dia 7 de junho, às 16h.  O evento pretende divulgar o Desenvolvimento Sustentável Vida Terrestre (ODS 15) usando serpentes como elemento central.

O Encontro é voltado pata servidores e alunos do IFRJ presentes nos turnos da tarde e noite, alunos da FAETEC e do CEDERJ.

Como destaque haverá uma palestra “Serpentes: Biologia e saúde” e discussão com o biólogo e professor Arthur Marinho.

Os objetivos específicos do Encontro são:

Discutir tópico 15.1 do ODS 15: Tomar medidas urgentes para acabar com a caça ilegal e o tráfico de espécies da flora e fauna protegidas e abordar tanto a demanda quanto a oferta de produtos ilegais da vida selvagem;

Discutir tópico 15.9 do ODS 15: Integrar os valores dos ecossistemas e da biodiversidade ao planejamento nacional e local, nos processos de desenvolvimento, nas estratégias de redução da pobreza e nos sistemas de contas; Reforçar o apoio global para os esforços de combate à caça ilegal e ao tráfico de espécies protegidas, inclusive por meio do aumento da capacidade das comunidades locais para buscar oportunidades de subsistência sustentável.

Identificar quais são as principais serpentes do Rio de Janeiro e a importância das serpentes para os ecossistemas naturais, diferenciar características básica de peçonhentas e não peçonhentas a fim de proteger a saúde humana e evitar mortes desnecessária de serpentes; abordar como agir ao encontrar uma serpente e primeiros socorros;

Apontar procedimento legal para criação de pet não convencional, relacionar com aspectos legais de criação de espécies exóticas e animais silvestres.

A organização do evento fica por conta de: Ana Carolina Rodrigues da Cruz, Professora EBTT de Biologia, SGI, Engenharia e Meio Ambiente e Energias Renováveis.