Ouro, prata e bronze na Olimpíada de Química do Rio de Janeiro 2018

Seis discentes do campus Rio de Janeiro foram premiados na Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ) e conquistaram o troféu de escola campeã, com o melhor desempenho em todo Estado nessa categoria da Olimpíada. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 15 de dezembro, no auditório central do Colégio Militar, no Rio de Janeiro.

A OQRJ é uma competição estadual de Química destinada aos alunos do Estado que estejam regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino médio regular ou técnico. O evento é composto por duas fases e abrange três modalidades, de acordo com a escolaridade do aluno: matriculados na primeira série do Ensino Médio (EM1); na segunda série do Esnino MÉdio (EM2) e na terceira série do ensino Médio (EM3).

A primeira etapa da Olimpíada, que aconteceu no dia 31 de agosto, foi composta por uma prova de 20 questões objetivas que abordaram o conteúdo especificado previamente no regulamento. Treze alunos do campus passaram para a segunda etapa, que foi composta por uma prova de quatro questões discursivas: três sobre conhecimentos gerais em Química e uma sobre o vídeo de um experimento químico, exibido para os alunos durante a prova. Todos os alunos das escolas participantes, que passaram para segunda fase, realizaram a prova no dia 27 de novembro, no campus Rio de Janeiro.

Dos 13 alunos da unidade, que foram para a segunda fase, seis receberam medalha. Na categoria EM1, Marcello Barroso recebeu medalha de bronze; na EM2, Caio Henrique Berdeville também conquistou bronze e André Victor Avellar e Karolina Santos receberam medalha de prata. A medalha de ouro dessa categoria ficou com o aluno Filipe Pereira. Na categoria EM3, o discente Gustavo Marzullo conquistou a medalha de bronze.

O estudante Marcello Barroso do curso Técnico de Química contou que um de seus principais motivadores para participar da competição, foi a primeira Olimpíada Interna de Química (OIQ), que foi realizada nesse ano. “Na OIQ consegui efetuar um bom desempenho e, posteriormente, esse resultado me motivou a participar da OQRJ. A preparação foi um pouco corrida, mas graças aos professores Eduardo e Rafaela, suas aulas e dedicação, consegui me preparar”, contou.

Filipe Pereira disse que participar da Olimpíada foi uma ótima experiência. Além de colocar em prova os conhecimentos adquiridos em sala de aula, aprendeu ainda mais com a realização de algumas questões: “Após a prova de segunda fase, eu, particularmente, não esperava conquistar o ouro em minha categoria, já que a pontuação necessária era alta. Entretanto, a educação promovida pelo IFRJ e a liberdade de poder criar espaços de estudo a hora que queremos, ajudou muito nessa trajetória. Agradeço imensamente aos professores, extremamente qualificados, que me deram aula nesses quatro períodos do curso técnico”, disse.

De acordo com os organizadores da competição, para o ano que vem, a intenção é intensificar os cursos preparatórios para as provas das Olimpíadas, realizar a 2ª OIQ da unidade e intensificar a divulgação com auxílio da exibição dos bons resultados.

Em 2019, os medalhistas irão representar o IFRJ na da Olimpíada Brasileira de Química e concorrerão com todo o país. Os melhores alunos do país serão selecionados para a equipe da International Chemistry Olympiad (IChO) de 2020.