Logo IFRJ

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do campus Belford Roxo participa de missão no Peru

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Belford Roxo fez parte da comitiva brasileira da edição Peru do Programa Caminhos Amefricanos, iniciativa do Ministério da Igualdade Racial. O projeto promove intercâmbio artístico, cultural e pedagógico em torno de experiências afrodiaspóricas e indígenas nas Américas.

O professor Frederico de Carvalho, co-líder do NEABI, participou de atividades na Universidade Nacional Maior de San Marcos e na Universidade Nacional de Educação, além de visitas a museus e galerias, entre eles o Museu Afroperuano, vinculado ao Congresso de La Nación. Também esteve no Instituto Guimarães Rosa, braço cultural da Embaixada do Brasil, e realizou encontros em escolas e municípios de Lima e do interior.

Um dos pontos mais marcantes da agenda foi a visita ao porto de Callao, o maior porto de recepção de pessoas escravizadas no Pacífico, um lugar de memória e resistência. “Foi uma experiência intensa e transformadora. Pisar nesses espaços, dialogar com pesquisadores, artistas e educadores do Peru, é fortalecer nossa própria identidade e construir pontes decoloniais entre o Brasil e outros territórios da diáspora”, disse Carvalho.

O professor já se prepara para uma nova missão: foi selecionado novamente no edital Caminhos Amefricanos, desta vez em uma modalidade voltada para graduandos, o que permitirá que embarque para Angola no fim do ano. O regulamento do programa possibilita que candidatos sejam contemplados em diferentes categorias.

 

Colaboração: LabCom/ IFRJ campus Belford Roxo

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS