Logo IFRJ

Novo prédio no Campus Pinheiral vai atender 800 novos estudantes

O Campus Pinheiral do IFRJ ganhou hoje, 30, um novo prédio para ampliar a oferta de vagas a novos estudantes. A construção é a primeira do campus destinada à graduação, e terá capacidade de atender até 800 alunos.  

A cerimônia de inauguração contou com a presença do reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, do diretor-geral do Campus Pinheiral, Marcos Fábio de Lima, dos pró-reitores Igor Valpassos, Administração; Alessandra Ciambarella, Ensino; Ana Luisa, Extensão; além do diretor de Articulação Institucional, Eládio Bandeira.   

O prédio possui 9 salas de aula, com capacidade para 30 alunos cada, além de 4 laboratórios de informática e 4 de biologia. Além das áeras de ensino, há também espaços administrativos para secretarias, salas de coordenação etc. O edifício possui 100% de iluminação por led, que ajuda a reduzir o consumo de energia e tem um sistema de captação de água da chuva, para usar na área de jardinagem ao redor do prédio.

Rafael Almada explicou a importância da inauguração. “Potencializamos o Campus Pinheiral como um grande pólo de graduação. A ideia é essa, potencializar os cursos, aumentar o número de alunos e atender toda a região, além da cidade de Pinheiral. Não tenho dúvidas de que este é um dia muito especial, de valorização da educação, do resultado dos esforços conjuntos, e um grande marco para a cidade e seu entorno”, disse o reitor.     

Totalmente equipada e pronta para ser utilizada, a nova instalação do campus atenderá aos cursos de licenciatura em ciências biológicas, licenciaturas em computação e terá também um curso de agronomia em tempo integral. 

A pró-reitora de Ensino do Instituto disse que a inauguração é a consolidação da verticalização do ensino dentro da unidade. “Já temos aqui, educação a distância, cursos de qualificação profissional, cursos técnicos e agora a gente complementa reforçando as ações para o ensino superior, com graduação e pós-graduação. É a realização de um projeto que vem sendo pensado há muito tempo”, disse Alessandra Ciambarella.

equipe da reitoria em pé na frente do predio
Equipe da Reitoria

Além do mobiliário, o prédio preenche todos os requisitos de segurança sanitária, incluindo higienização, tapetes sanitizantes, distanciamento das carteiras, e dispencers de álcool em gel, condições que ajudam a preservar a saúde dos estudantes e dos servidores, quando houver condições para o retorno presencial.  

Igor Valpassos disse que o novo prédio é a resultado direto de um projeto, de um esforço conjunto entre campus e reitoria. “Em 2018, início da gestão, encontramos uma obra paralisada, com uma série de problemas. Traçamos uma estratégia, fizemos um trabalho conjunto e chegamos ao dia de hoje. Do ponto de vista orçamentário, foi um investimento da ordem de 2 milhões de reais. O IFRJ apresenta uma demanda reprimida nessa parte de infraestrutura, e estamos trabalhando para atender as necessidades dos outros campi também”, disse o pró-reitor.

Marcos Fábio de Lima, diretor geral do Campus Pinheiral, diz que o prédio é uma verdadeira conquista, e um marco histórico, porque trata-se do primeiro edifício construído integralmente pelo IFRJ, uma vez que as outras instalações foram adaptadas. “Lembro que quando cheguei aqui a construção estava em compasso de espera. Mas, apesar de todas as dificuldades, conseguimos dar seguimento à obra. Gostaria de destacar que as emendas parlamentares foram muito importantes para concluirmos todo o projeto”.

O diretor geral também destacou que as novas instalações têm um grande impacto na rotina do campus, que terá capacidade para dobrar o numero de estudantes. “Ouso dizer que a cidade toda está alegre. Somos a primeira instituição federal a oferecer cursos superiores. Fico feliz em ver o orgulho da comunidade do campus e também por saber que este será um importante legado que deixaremos”.  

Participaram também do evento, representando o Campus Pinheiral: Heider Franco, diretor de pesquisa; Sabrina Araujo de Almeida, diretora de Ensino; Sandro Luiz Batista Machado, diretor de Administração; Nelson Oscaranha Gonzales, diretor de apoio técnico ao Ensino e Produção; Vanessa Ferreira de Macedo, coordenadora de Planejamento; Marcelo Leite, coordenador de licenciatura em Computação; Edgar Barbosa Lima, coordenador de Pesquisa; Augusto Garcia Almeida, coordenador curso Técnico em Informática; Rosângela Terra, médica veterinária.  

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS