Logo IFRJ

Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação em debate

Em reunião extraordinária, o Conselho Acadêmico de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CAPOG) do IFRJ recebeu a procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Deolinda Vieira Costa, para discussão sobre o Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento foi realizado dia 29 de abril no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), na Urca.

 Na abertura dos trabalhos, o presidente do CAPOG, e também pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRJ, Rodney Albuquerque, destacou a importância da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Computação Científica (FACC) no desenvolvimento dos projetos do IFRJ. “Estávamos há anos sem fundação de apoio. E agora, em apenas sete meses, nossa gestão conseguiu mudar esse cenário”.

Representantes das Coordenações de Pesquisa (COPIs), diretores de campi, e representantes da comunidade acadêmica ligados à pesquisa e inovação tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes a FACC e tirar dúvidas em relação à participação da Fundação. A diretora de Inovação do IFRJ, Patrícia Ferreira, participou do evento respondendo questões durante as apresentações.  


Rodney Albuquerque e a equipe FACC

Francisco Leornardo, diretor-geral da FACC, disse que a instituição foi criada para dar apoio às instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs). “Somos facilitadores para gerir os projetos e acelerar as pesquisas no país”, disse. A gerente executiva da Fundação, Rik Ibrahim, explicou que o objetivo é a constante busca pela excelência administrativa e financeira dos projetos e atividades desenvolvidas. “Apoiamos o IFRJ, por exemplo, porque os seus objetivos estão alinhados com nosso propósito maior. Nosso papel é exatamente o de fazer a gestão administrativa e financeira dos projetos de pesquisa”, disse.  


A procuradora-geral Deolinda Vieira

A procuradora Deolinda Vieira Costa explicou as principais questões que norteiam as discussões do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Falou da ação dos procuradores, a discussão das minutas, entre uma série de atividades pertinentes. “São reuniões semanais, com atenção aos instrumentos requeridos. Temos todos os cuidados necessários e procuramos ao máximo seguir o espírito da lei, fazendo não apenas os instrumentos, mas também o checklist dos pareceres. A Lei é fundamental porque ela empodera os pesquisadores”, disse. Sua fala foi corroborada por Rodney Albuquerque, “Nossa comunidade precisa dessa segurança jurídica, para que as pessoas possam pensar e fazer Inovação com tranquilidade, sem ter o receio que mais tarde vá surgir algum problema”.  


Diretores de Nilópolis, Paracambi e Pinheiral

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS