Logo IFRJ

Nota sobre investimentos em infraestrutura no Campus Realengo

Na data de hoje, 19 de fevereiro de 2025, foi veiculada uma matéria no programa Balanço Geral da TV Record sobre reclamações de estudantes do Campus Realengo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que denunciam a falta de ar-condicionado, ventiladores e, ocasionalmente, água na instituição de ensino.

A Reitoria e a Direção do Campus informam que mantêm constante diálogo com os estudantes sobre os investimentos e melhorias que já foram realizadas e que estão em andamento no Campus Realengo do IFRJ.

O Rio de Janeiro enfrenta uma onda de calor na presente semana, conforme monitoramento realizado pelo Centro de Operações Rio. No dia 17 de fevereiro, a cidade entrou no Nível de Calor 4 (NC4), caracterizado por índices de calor entre 40 e 44 graus por, pelo menos, três dias consecutivos. Essa situação atípica impacta o pleno funcionamento de vários equipamentos e não seria diferente em nossas unidades.

Diante desse cenário, no dia 17 de fevereiro, a Direção-Geral e a Direção de Ensino do Campus Realengo, em acordo com o corpo docente, por meio das respectivas coordenações de curso, solicitaram, nos casos possíveis, a realização de aulas remotas e a reorganização da ocupação dos espaços físicos, de modo a minimizar o impacto para alunos e servidores nas salas onde a climatização encontra-se insuficiente.

O IFRJ possui contrato vigente para manutenção dos aparelhos de ar-condicionado em todas as suas unidades. No entanto, devido às altas temperaturas, a demanda por manutenção tem sido elevada. Equipes de técnicos estiveram hoje na unidade de Realengo para realizar reparos necessários. Além disso, recentemente adquirimos 10 novos aparelhos de ar-condicionado, que estão em processo de instalação junto aos fornecedores.

Os investimentos e recursos necessários para manutenção e ampliação da infraestrutura são impactados pelo atraso na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), o que tem dificultado a agilidade na execução de melhorias.

Contudo, a reitoria do IFRJ informa que tem atuado junto aos campi e realizado acompanhamento frequente das demandas de infraestrutura e do andamento da execução dessas demandas, inclusive com lançamento de programa institucional específico para este tema: o Programa de Aceleração de Investimento - PAI. O programa foi elaborado com o objetivo de traçar as diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) relacionados aos temas: infraestrutura, manutenção das instalações, novos projetos, reformas e obras.

No ano de 2024, foram destinados aproximadamente R$ 4,0 milhões em investimentos já licitados para a construção de um restaurante estudantil e a reforma das instalações de energia elétrica, visando minimizar problemas relacionados à queima de equipamentos. Essas ações estão programadas para iniciar no mês de março, após o Carnaval, período que coincide com as férias dos estudantes devido ao calendário acadêmico ajustado em função da greve ocorrida na instituição.

Sobre a suposta falta de água, informamos que o Campus Realengo possui uma cisterna e uma caixa d'água que totalizam 136 mil litros de capacidade, garantindo o abastecimento regular. Até o momento, não houve registros de falta de água generalizada, apenas situações pontuais em que foi necessária a interrupção temporária do fornecimento para a realização de reparos na rede hidráulica. Exatamente isso ocorreu na última segunda-feira, e a comunidade acadêmica foi amplamente informada a respeito.

Em relação à limpeza e manutenção dos espaços externos, informamos que a Direção do Campus Realengo realizou, no último mês de dezembro, uma programação de capina, prevendo um ciclo de 30 a 45 dias, conforme o crescimento da vegetação. O IFRJ também possui contrato ativo para a realização desses serviços em suas unidades, de acordo com um planejamento específico para cada campus.

Lamentamos que a matéria tenha sido publicada sem o devido diálogo com a direção do campus, que poderia ter esclarecido todas as informações na própria reportagem.

Destacamos que estamos enfrentando um cenário adverso devido às altas temperaturas, e, nesse sentido, a Direção do Campus e a Reitoria continuam atuando em conjunto, analisando novas demandas e necessidades, sempre com vistas ao bem-estar de nossa comunidade acadêmica.

Atenciosamente,

Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS