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Educação em Direitos Humanos - Campus Pinheiral

Informações Gerais: 

O curso de pós-graduação lato sensu em Educação em Direitos Humanos tem como finalidade qualificar o potencial crítico do pós-graduando no que concerne às propostas pedagógicas, atividades ligadas à educação em espaços formais e não formais, relacionadas à temática da Educação em Direitos Humanos, promovendo atualização teórico-prática do conhecimento atrelado à reflexão crítica necessária, contribuindo, assim, para o avanço do conhecimento sobre a realidade social nacional, sobretudo no Sul Fluminense, e, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos.

Público-alvo:  Este curso será destinado a todos os graduados com interesse na temática da Educação em Direitos Humanos, especialmente, mas não exclusivamente, aqueles voltados para espaços formais de educação, como professores e demais profissionais escolares. Por ser um curso multidisciplinar, e considerando-se que a temática da Educação em Direitos Humanos pode atravessar inúmeras dimensões da vida social, seu público-alvo também é formado por todos aqueles de alguma maneira dedicados à questão da Educação em Direitos Humanos, incluindo-se os espaços não formais. Ou seja, qualquer profissional com formação, trabalho ou interesse na área constitui um público-alvo em potencial.

Coordenação: Prof Dr. Anderson da Costa Xavier

Local: Campus Pinheiral - Rua José Breves, 550, Centro - Pinheiral/RJ. CEP:27197-000

Telefone: (24) 3356-8200

E-mail:

Horário do curso: Quarta-feira e sexta-feira (18:00h às 22:00h), com a possibilidade de eventuais aulas aos sábados, das 8:00h às 12:00h, para efeitos de complementação da carga horária devido a feriados ou similares.

Portaria de regulamentação: 

Carga horária: 360 horas                        

Processo Seletivo: 

O ingresso terá periodicidade anual e se dará por processo seletivo definido por Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato sensu do IFRJ. Consistirá de avaliação escrita, entrevista individual e análise de currículo.

Em breve edital de seleção para 2020. 

 

 

Linhas de Projetos: 

LINHAS DE PESQUISA

PROJETOS

LINHA DE PESQUISA 1:

Educação, cultura e direitos humanos.

 

DESCRIÇÃO DA LINHA:

A linha de pesquisa se baseia na concepção entre as relações da cultura como elemento de manutenção da memória e esquecimento, bem como a relação entre os instrumentos educacionais e opressões sobre o corpo, que reforçam os processos de exclusão e inclusão na sociedade.  

 

1. Educação, inclusão e exclusão.

Este projeto de pesquisa visa a abarcar pesquisas que visem a debater como os processos de educação vigentes podem determinar a inclusão e/ou exclusão de educandos e educadores. É objetivo também discutir e investigar estratégias de desconstrução e reconstrução de novos processos de educação que visem ao combate às múltiplas exclusões sociais, como ferramenta de defesa dos direitos humanos.

PROFESSORES DA LINHA: Sabrina Araujo de Almeida.

              

2. Cultura, corpo e memória.

A partir do conceito benjaminiano de que todo elemento de cultura é também um elemento de barbárie e considerando que o espaço do corpo é um dos principais alvos da violência, este projeto de pesquisa visa a estudos que abordem os instrumentos de cultura e as opressões sobre o corpo são utilizados como mecanismos de memória. Inclui pesquisas sobre elementos culturais, tais como arte, literatura, pintura, dança, entre outros.

PROFESSORES DA LINHA: Érica Cristina Bispo e Lionel dos Santos Feitosa Rodrigues

LINHA DE PESQUISA 2:

Estado, política e direitos humanos.

 

DESCRIÇÃO DA LINHA:

A linha de pesquisa busca analisar os contextos e processos específicos que marcaram a trajetória da construção da Democracia, Estado, Cidadania e Política no Brasil, identificando as mudanças ocorridas nas relações entre Estado e sociedade no mundo contemporâneo. Reúne estudos sobre mudanças na manifestação dos conflitos sociais: culturas políticas; formas de organização; determinantes da reivindicação e do protesto; formação de atores e protagonistas; novos mediadores e assessores; configuração de arenas e alianças políticas; ação organizada e espontânea.

 

3. Estado, Movimentos Sociais e Violência.

A linha tem como objetivos buscar uma renovação acerca da interpretação sobre a teoria dos movimentos sociais, considerados possíveis espaços não formais de atuação EDH, conectando a discussão brasileira com os referenciais latino-americanos e internacionais; além de explorar as interações entre os novos rumos da teoria crítica e a discussão sobre as ações sociais coletivas e as reações violentas as mesmas.

PROFESSORES DA LINHA: Michelangelo Marques Torres, Rafael Monteiro de Castro, Vinicius Carvalho Lima, Lionel dos Santos Feitosa Rodrigues e João Carlos Escosteguy Filho.

 

4. Políticas públicas: meio ambiente, gênero, raça/etnia e classe.

Estudo das diferentes políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, gênero, raça/etnia e classes sociais e seu impacto na realidade social brasileira. Análise dos direitos humanos como motores e as políticas públicas para a promoção da dignidade humana relacionadas ao meio ambiente, conflitos ambientais no Estado Democrático de Direito.

PROFESSORES DA LINHA: Daniele Gonçalves Nunes e Raquel Giffoni Pinto.

 

LINHA DE PESQUISA 3:

Pedagogias, letramentos, práticas emancipatórias e decoloniais.

 

DESCRIÇÃO DA LINHA:

A linha de pesquisa abrange projetos que buscam ressignificar a discussão sobre os Direitos Humanos, articulando as várias tradições críticas da pedagogia e do currículo às teorias e práticas educacionais latino-americanas, territorializando a temática da EDH a partir principalmente dos conceitos de letramento e decolonialidade.

 

           

 

5. Práticas de Ensino e Formação Docente em Direitos Humanos

Abarca estudos que busquem as relações entre formação e prática de professores e o cotidiano escolar, a partir de uma perspectiva crítica e sob a ótica da Educação em Direitos Humanos. Inclui temáticas voltadas para pesquisas que se relacionem às dimensões conflitiva, social e cultural em sala de aula.

PROFESSORES DA LINHA: Anderson da Costa Xavier, Lesliê Vieira Mulico, Érica Cristina Bispo e Thomas Barbosa Fejolo.

 

6. Discursos, Ideologias e Direitos Humanos

Abarca estudos que busquem analisar formas de construção e reprodução de discursos e narrativas a respeito da Educação em Direitos Humanos dentro e fora dos espaços escolares. Inclui temáticas voltadas para a formação de visões de mundo a respeito dos Direitos Humanos e da Educação nas mais variadas mídias, bem como propostas de políticas públicas que se relacionem a questões ligadas à EDH.

PROFESSORES DA LINHA: Anderson da Costa Xavier, Lesliê Vieira Mulico, Thomas Barbosa Fejolo e João Carlos Escosteguy.

Disciplinas: 
 

Disciplinas

CH

Semestral*

Docentes

envolvidos

Créditos

1o SEMESTRE

Direitos Humanos: trajetória histórica e fundamentação conceitual

60h

João Carlos Escosteguy Filho e Rafael Monteiro de Castro

4

Metodologia da pesquisa em EDH

45h

Lesliê Vieira Mulico e Thomas Fejolo

3

Estado, cidadania e direitos humanos

45h

Daniele Nunes, Vinicius Lima e Raquel Giffoni

3

Memória, corpo e exclusão

45h

Erica Bispo, Lionel Feitosa e Sabrina Almeida

3

2o SEMESTRE

Fundamentos da Educação em Direitos Humanos

45h

João Carlos Escosteguy e Michelangelo Torres

3

Práticas de Ensino em Educação e Direitos Humanos

45h

Todos os docentes do programa

3

Pedagogias e Formação docente

45h

Anderson Xavier e Lesliê Mulico

 

3

Elaboração de projeto

30h

Coordenador do curso e orientadores.

2

3o SEMESTRE

TCC I

 

Coordenador do curso e demais docentes

0

Corpo Docente: 

NOME

FORMAÇÃO

LINK PARA LATTES

Anderson da Costa Xavier

Doutorado

http://lattes.cnpq.br/1576826779523305

Daniele Gonçalves Nunes

Mestrado

http://lattes.cnpq.br/4533064591976343

Érica Cristina Bispo

Doutorado

http://lattes.cnpq.br/0735150544053426

João Carlos Escosteguy Filho

Doutorado

http://lattes.cnpq.br/5007228581423386

Lesliê Vieira Mulico

Doutorado

http://lattes.cnpq.br/2046325486549734

Lionel dos Santos Feitosa Rodrigues

Mestrado

http://lattes.cnpq.br/5755252802535411

Michelangelo Marques Torres

Doutorado

http://lattes.cnpq.br/0652371198706898

Rafael Monteiro de Castro

Mestrado

http://lattes.cnpq.br/9439170161568198

Raquel Giffoni Pinto

Doutorado

http://lattes.cnpq.br/8798162232506263

Sabrina Araújo de Almeida

Doutorado

http://lattes.cnpq.br/3260647490212738

Thomas Barbosa Fejolo

Mestrado

http://lattes.cnpq.br/5305101706889498

Vinícius Carvalho Lima

Doutorado

http://lattes.cnpq.br/5193625593723187

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO