Logo IFRJ

PET - Programa de Educação Tutorial

 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET é desenvolvido por grupos de estudantes de graduação, sob tutoria docente. Trata-se de um programa pautado pelo princípio da tríade universitária (ensino, pesquisa e extensão) e fomentado com recursos da SESu/MEC; orgão que, também, supervisiona o funcionamento dos grupos em todo o país.

Atualmente o IFRJ possui três grupos PET:

  • Conexões de Saberes: PRODUÇÃO CULTURAL campus Nilópolis
  • Conexões de Saberes: SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL campus Realengo
  • QUÍMICA SUPRAMOLECULAR, NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA campus Duque de Caxias

Para participar do PET é necessário submeter-se a processo seletivo específico, com exigências e critérios definidos em edital próprio, sempre disponibilizados neste ambinete virtual e nos murais dos campi. Os aprovados recebem uma bolsa auxílio mensal e ao final de 02 (dois) anos, um Certificado de Participação, que atesta o desenvolvimento pessoal e profissional, sendo relevante para fins curriculares.

Para conhecer as atividades dos grupos PET no âmbito do IFRJ, acesse os links abaixo:

 

PET CONEXÕES DE SABERES EM PRODUÇÃO CULTURAL

 

O Grupo PET Conexões de Saberes em Produção Cultural é um grupo formado por alunos do curso Técnólogo/Bacharelado em Produção Cultural do Campus Nilópolis, do IFRJ. 

Criado, em 2010, com o intuito de contribuir para uma formação de excelência dos discentes do CST em Produção Cultural e diminuir as desigualdades sociais escolares entre os alunos das camadas populares, tendo em vista a educação como uma ferramenta de superação dessas desigualdades.  O Grupo tem como objetivo acompanhar e aprofundar o processo de formação dos discentes nas distintas áreas referentes ao curso de produção cultural, possibilitando aos mesmos, uma formação de excelência, com visão ampla, crítica e reflexiva do bolsista sobre sua formação, sobre sua atuação profissional, bem como seu papel na sociedade, reforçando os sentidos da cidadania e a consciência social.

Tutora: Fernanda Delvalhas Piccolo

Ler mais: 
 
PET CONEXÕES DE SABERES EM SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL
 
O Grupo PET Conexões de Saberes em Sexualidade e Educação Sexual está instalado no IFRJ - Campus Realengo. Estudar a sexualidade humana em seus aspectos biopsicossociais e suas manifestações em diferentes fases da vida. Informação, orientação e educação em sexualidade para crianças, adolescentes e adultos. Conta com a participação de estudantes dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Farmácia.
 
Tutora: Susana Engelhard Nogueira
 Ler mais:
 
 
PET -QUÍMICA SUPRAMOLECULAR, NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA
 

O Grupo PET Química Supramolecular, Nanociência e Nanotecnologia está instalado no IFRJ - Campus Duque de Caxias. Tem como principal objetivo proporcionar aos graduandos de Licenciatura em Química a realização de atividades extracurriculares que complementem sua formação acadêmica, social e cidadã. As atividades tem como foco a elaboração de ferramentas didáticas para o ensino de química, o estímulo contínuo a pesquisa, e o desenvolvimento de atividades extensionistas com foco na divulgação científica, favorecendo a formação de profissionais de excelência e a melhoria do ensino de Química, tendo como temática norteadora a Nanociência e Nanotecnologia.

 
Tutora: Lívia Tenorio Cerqueira Crespo Vilela
 

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS