Logo IFRJ

Bibliotecas do Sistema

O Sistema Integrado de Bibliotecas do IFRJ (SIBi) é composto pela Coordenação Geral de Bibliotecas, localizada na Reitoria, e por 15 bibliotecas distribuídas pelos Campi.

A Coordenação Geral de Bibliotecas é responsável pelo funcionamento sistêmico das bibliotecas do IFRJ e tem por finalidade atuar na gestão do Sistema e no suporte ao desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão, além de dar suporte na disseminação da informação e na promoção e incentivo à leitura.

As bibliotecas são responsáveis pelo atendimento das necessidades informacionais da comunidade acadêmica dos Campi. Assim como a Coordenação Geral de Bibliotecas, as bibliotecas atuam dando suporte no ensino, pesquisa e extensão e na promoção e disseminação da leitura e da informação.

As bibliotecas, de acordo com o Regulamento Institucional das Bibliotecas aprovado pelo Consup em 2017 (Resolução nº23 de 25 de julho de 2017), estão subordinadas administrativamente à Direção Geral dos Campi e vinculadas tecnicamente à Coordenação Geral de Bibliotecas. Ficam sujeitos ao regulamento todos os usuários cadastrados no SIBi.

O acervo das bibliotecas é formado segundo a Política de Desenvolvimento de Acervos, aprovada pela Resolução nº 24 de 25 de julho de 2017.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS