Logo IFRJ

CoTPMT

Coordenação Técnico Pedagógica do Ensino Médio e Técnico

Sala: A105 - C

A Coordenação Técnico Pedagógica do Ensino Médio e Técnico – CoTPMT, subordinada à Diretoria do Ensino Médio e Técnico – DEMT, atua no sentido de integrar o tripé – aluno, escola, família, contribuindo para o alinhamento dos objetivos educacionais, com o perfil individual e o contexto de vida dos estudantes.
A equipe da CoTPMT é composta por quatro pedagogas e uma psicóloga, que atuam prioritariamente nos cursos de ensino médio e técnico e por uma assistente social, que atua em todos os níveis de ensino da instituição.
Mediante diagnóstico social, psicológico e pedagógico a CoTPMT contribui para melhor integração dos alunos, visando atender as suas demandas, como também auxiliá-los na organização dos estudos, nos processos de aprendizagem e nos relacionamentos interpessoais. Por meio de projetos de Educação em Saúde e atividades diversas, tais como Acolhimento aos Calouros, Rodas de Conversa, Setembro Amarelo, dentre outros, busca acolher, acompanhar, orientar e propiciar ao educando intervenções, objetivando alcançar as mudanças necessárias.
No plano de permanência discente, a COTPMT atua junto aos docentes identificando alunos que precisem de reforço escolar, por meio dos projetos Proler, Matemática em Ação e Monitorias nas áreas de física, matemática e química.
Também atua no monitoramento de alunos com histórico de repetência, reunindo-se com os responsáveis e auxiliando na elaboração de planos de estudo.
De forma conjunta com as direções e coordenações de curso, atua nas reuniões pedagógicas e formações continuadas dos docentes, contribuindo para o acompanhamento pedagógico.
Articulada com outros setores busca estimular no aluno o auto conhecimento, objetivando o desenvolvimento de postura crítica, ética e responsável.
Atua nos processos de avaliação do desempenho do alunado presidindo os conselhos de classe e divulgando os resultados deles emanados.
Juntamente com o Conselho de Alunos Representantes de Turma – CART, promove e acompanha a eleição de professor e aluno representante de turma a cada semestre letivo.
Realiza atendimentos de cunho pedagógico, emocional e social, presencialmente, por telefone e por e-mail ao alunado e responsáveis; e motivada pelo isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19 disponibiliza ainda atendimento por meio de plataformas virtuais e WhatsApp.

Serviço Social
Sala A-105 C
Responsável: Elizabeth Marçal Crus

O serviço social do IFRJ/campus Nilópolis é parte integrante da equipe multiprofissional que compõe a Coordenação Técnico Pedagógica – do Ensino Médio Técnico – COTPMT, subordinada à Direção de Ensino Médio Técnico – DEMT.
É uma profissão de nível superior em curso reconhecido pelo MEC e regulamentada pela lei N. 8662/93. Tem como princípio fundamental a defesa intransigente dos Direitos Humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo. Se posiciona em favor da equidade e justiça social que assegure a universalidade de acesso aos bens e serviços sociais, bem como a sua gestão democrática.
O (a) assistente social , profissional do serviço social do IFRJ/campus Nilópolis tem sua linha de atuação nos múltiplos determinantes da questão social que atravessam o espaço socioeducacional. Através de estudos, pesquisas, planos, programas e projetos avalia a realidade, emite parecer social e propõe medidas de cunho social com a finalidade de garantir o atendimento integral aos alunos.
A principal frente de trabalho do serviço social é o Programa de Auxílio Permanência - PAP que tem como principal objetivo atenuar os efeitos das desigualdades socioeconômicas, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico na perspectiva de reduzir a retenção e a evasão dos alunos.
Outras atividades desenvolvidas são:

  • realizar atendimento a alunos e responsáveis, auxiliando-os na identificação de recursos sociais e proporcionando o acesso aos mesmos;
  • apoiar e fomentar as diversas formas de participação, organização e protagonismo estudantil;
  • atuar de forma sistemática visando estreitar os laços entre Instituição, estudantes e responsáveis com a finalidade de tornar a educação um processo coletivo;
  • atender e acompanhar em conjunto com profissionais da COTPMT, alunos vítimas de violência , como também orientar e encaminhar aos órgãos competentes.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS