Logo IFRJ

O necessário diálogo no setembro amarelo

O Campus Arraial do Cabo realizou no dia 23 de setembro o evento “Falar é a melhor solução” em alusão ao Setembro Amarelo, campanha que pretende divulgar os cuidados com a saúde mental e a valorização da vida. O encontro foi organizado pelo Serviço de Psicologia do campus em parceria com o Grêmio Estudantil Nilda Cunha.

O professor David Barreto, diretor-geral da unnidade, abriu o dia agradecendo a presença de todos e reafirmando a missão de continuar lutando por uma escola significativa e que transforma pessoas.

sala de aula. diretor David fala aos alunos, sentados a sua frente. no fundo uma tela de tv

Em seguida, o professor Bruno Cavalcanti, diretor de Ensino, ressaltou o trabalho do Serviço de Psicologia do campus. Ele disse que o evento é fruto do excelente trabalho desenvolvido pelo psicólogo Henrique Silveira.

Site do serviço de psicologia

O evento foi marcado pelo lançamento do site do Serviço de Psicologia da unidade, que informa como os alunos e os responsáveis podem agendar atendimento com o psicólogo do campus, além de apresentar vídeos e textos sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Henrique Silveira explicou que a ideia do site surgiu durante a pandemia, após algumas alunas do curso técnico em informática o terem procurado para desenvolver um produto para o trabalho de conclusão de curso, no qual fosse possível divulgar o serviço de psicologia. De acordo com ele, elas disseram que muitos alunos não conheciam o serviço ou tinham vergonha em procurar o psicólogo, e salientou que, além dos alunos, servidores também podem procurá-lo para uma orientação. 

As estudantes desenvolveram o site, inicialmente, sob a orientação do professor Marcelo Simas, e atualmente são orientadas pelo professor Marcos Guerine.

O psicólogo ficará responsável pela atualização e curadoria do conteúdo.

E-zine “Somos tão jovens”

No site também é possível acessar a revista eletrônica “Somos tão jovens”, desenvolvida pelo aluno do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Raphael Lameri, a partir de um projeto de pré-iniciação científica fomentado pela FAPERJ em parceria com a Coordenação de Pesquisa do Campus Arraial do Cabo.

A e-zine, fanzine eletrônica, pretende apresentar para a comunidade acadêmica temas relacionados à Saúde Mental com edições trimestrais.

O leitor receberá dicas de leitura na sessão “Rato de Biblioteca”. Na sessão “Se liga só”, os jovens aprenderão um pouco sobre como identificar e buscar ajuda para um transtorno mental. Em “Cinemou”, o objetivo é recomendar filmes que possam servir de recursos para ajudar os leitores a entenderem as características e os sintomas de doenças emocionais e “Notas de Canção” fecha a edição, com análise de uma letra de música, fazendo um paralelo com o tema abordado na edição da revista, que desta vez foi depressão.

alunos em primeiro plano dentro da sala do evento

Roda de Conversa

A roda de conversa foi apresentada por Raí Monteiro, estudante do curso técnico em informática e representante do Grêmio Estudantil que destacou a importância de eventos como esse dentro da instituição. Segundo Raí, o grêmio existe para dar apoio aos estudantes está sempre à disposição dos que precisarem. 

Os temas foram: “Como ajudar um amigo em crise?” e “Ambiente escolar e saúde mental”.

Neste momento os alunos sentiram-se à vontade para compartilhar experiências que viveram, consigo e com colegas, em que eles precisaram ajudar, e muitos ressaltaram que é necessário retirar o estigma associado a pessoas com doenças mentais.

O evento foi realizado em dois horários para que todos os alunos tivessem oportunidade de participar. No final do dia, o Grêmio Estudantil homenageou os diretores, e a aluna Carolina Fioravante, do curso Técnico em Meio Ambiente, foi escolhida como representante do grêmio para esta homenagem. Ela destacou a boa relação que a direção mantem com os alunos e o campus, em geral.

Acesse o Site do Serviço de Psicologia 

Colaboração: Veronica Trindade

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS