Museus de Ciências e Distanciamento Social: E Agora?

Nesses dias de isolamento, de reinvenções sociais, e de adaptações a uma nova realidade, a live do Campus Mesquita, realizada no dia 13 de maio, procurou discutir um tema preocupante: “Museu de Ciências e Distanciamento Social: e agora?”.

Essa ação, que faz parte do ciclo de debates promovido pelo campus, conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Diretoria de Diversidades e Ações Afirmativas (DiDAA).

Karla Cristina da Silva Souza (Enfermeira e Professora da UNESA e Coordenadora do Quintal da Ciência), apresentou o projeto “Quintal da Ciência”, uma parceria com o campus Mesquita. Trata-se de um museu interativo com experimentos simples que atendem a todo público.

Segundo Sérgio de Souza Henrique Júnior (Técnico em química do IFRJ/Campus Nilópolis e professor da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro), foi pensando em todas as dificuldades de pré-pandemia em relação à ciência que ele andou pesquisando e achou interessantes trechos de uma matéria em que se dizia que a população brasileira tinha baixo interesse em Museus de ciência, isso no cenário pré pandemia, quando a visitação já era baixa, principalmente por parte da população em vulnerabilidade social.

Já Peter Alexander Bleinroth Schulz (Físico do Instituto de Ciências Aplicadas – Universidade Estadual de Campinas), relatou sobre os meios que as escolas estão encontrando para enfrentar o isolamento social, através de ferramentas digitais.

Foi discutido também sobre o acesso à internet das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Pesquisas revelam que cerca de 50% dessa população acessa a internet por meio do celular e basicamente usam para aplicativos de transporte, alimentação e séries. O questionamento da live, então, foi sobre como os museus podem ser divulgados para esta camada da população.

A ação contou, ainda, com a participação de Ludmila Nogueira da Silva (Doutoranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ e Mestre em Ciências pelo mesmo programa), e das tradutoras e intérpretes de libras Thaiana Santos (Campus Arraial do Cabo) e Priscilla Ramos Mendonça de Oliveira (Reitoria).

Para acompanhar as lives se inscrevam no canal Espaço Ciência InterAtiva IFRJ, e para acompanhar as novidades sigam nas  redes sociais @espacocienciainterativa.