Muffins conquistam premiação em feira de ciência, tecnologia e inovação

O projeto de pesquisa “Muffins como estratégia para inserção dos insetos na alimentação humana” do Campus Pinheiral foi eleito o melhor trabalho apresentado na XIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, na área “Ciências Biológicas e Saúde”. A feira aconteceu nos dias 06 e 07 de dezembro no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), no Rio de Janeiro.

Com a premiação, o projeto foi automaticamente aprovado para apresentação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e os alunos foram premiados com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A proposta do projeto é apresentar uma receita de muffins (bolinhos) com a substituição de porções da farinha de aveia pela farinha de tenébrios, um gênero de besouros. Tudo isso com a apresentação de uma receita mais rica em proteínas e fibras e com menos concentração de carboidratos.

A equipe do trabalho é composta pelos alunos do primeiro ano do curso técnico em Agropecuária: Ana Alice do Nascimento Basilio e David Lopes Lima, e tem a orientação da professora Shaiene Moreno Gouvêa e a co-orientação das professoras Élida Conceição Jorge e Cristiane Melo Silva Oliveira.

Colaboração: Greici Souza