Minicurso para estudantes ou formados em biblioteconomia

A biblioteca universitária do campus Nilópolis promoveu o Minicurso Avaliação do MEC, que contou com a presença de bibliotecários e estudantes. O evento, ministrado pela servidora Heloísa Souto, foi realizado no dia 7 de junho de 2019.

O minicurso teve como objetivo facilitar o entendimento dos diversos instrumentos do Inep/MEC para avaliação institucional, além dos cursos de ensino superior aos profissionais de biblioteconomia que atuam ou desejam atuar em bibliotecas universitárias. Outra preocupação foi a de colaborar com a capacitação e preparação destes profissionais durante as visitas dos avaliadores.

De acordo com Josiane Pacheco, coordenadora da biblioteca do campus Nilópolis, o projeto desenvolvido dentro do Brisa Literária foi uma proposta da diretora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação do campus Nilópolis, Fabiana Almeida. “Ela pediu que oferecêssemos um curso para os bibliotecários, tanto do IFRJ quanto de outras instituições. Convidei Heloísa, que na época estava fazendo um curso extenso de avaliação do MEC em bibliotecas universitárias. O resultado foi bem legal, todos puderam contribuir com sua participação e já estão perguntando pela próxima edição”, concluiu.

Professora Heloísa ministrando o curso para os participantes, sentados ao redor de duas mesas

Quem foi ao evento pôde conferir temáticas como: a “Trajetória da biblioteca universitária do Brasil”, “Legislação pertinente ao tema”, “Instrumentos de avaliação do Inep/MEC”, “Perfil do bibliotecário em bibliotecas universitárias”, “Processos regulatórios de avaliação do MEC” e “Discussão e trocas de experiência”.

Colaboração: Camilla Fonseca