Mídia Teca, tecnologia a serviço da memória

Em 2013, o campus Arraial do Cabo, apresentou sua primeira publicação autoral “Nas redes de saberes e histórias” (Ferreira e Fialho, 2013), fruto de um Edital de Extensão e do trabalho de pesquisa da professora Maria Aparecida Gomes Ferreira e do seu aluno e bolsista (naquela ocasião) Ronaldo Miranda Fialho.  Ronaldo Fialho, morador de Arraial do Cabo, há tempo vinha realizando um trabalho de registro fotográfico da cultura da pesca local e das tradições culturais locais. No início de 2018, a Biblioteca do campus homenagiou o pai de Ronaldo Fialho – Sr. Reinaldo Martins Fialho – como nome mais votado para identificar a biblioteca do campus, que passou, então, ser reconhecida como Biblioteca Reinaldo Fialho. Em meados do mesmo ano, por reconhecer o perigo de perda das memórias e das tradições da cultura da pesca de Arraial do Cabo, a professora Maria Aparecida, em parceria com seu ex-aluno, se propõe a organizar o acervo de Ronaldo Fialho em uma plataforma virtual, a MidiaTeca: Reinaldo Fialho. Entendemos que a MidiaTeca Reinaldo Fialho possa materializar uma resposta urgente a demanda de preservação dessa cultura local, além de parabenizar e salvaguardar essas fontes patrimoniais de tradições e de saberes, acessibilizando-as para ampla consulta.

Até o presente momento, foram selecionadas, do vasto acervo fotográfico de Ronaldo Miranda Fialho (aproximadamente 900 fotos e 47 vídeos), inicialmente, 150 fotografias para compor a MidiaTeca Reinaldo Fialho. Atualmente, a equipe de docentes e técnicos administrativos que compõem esse projeto, a saber, Professora Maria Aparecida Gomes Ferreira (idealizadora e proponente do projeto), Márcia da Silva e Monica de Oliveira Tinoco (servidoras da Biblioteca) e Professor Raphael Brizzi (Coordenador do Laboratório de Ciências Ambientais), onde o projeto vem sendo realizado, vem trabalhando junto com nosso ex-aluno Ronaldo Fialho para criação de fichas catalográficas e descritivas de cada foto, além da separação e edição de vídeos do acervo de Ronaldo Fialho e de trechos de entrevistas em áudio do acervo de Maria Aparecida, que serão disponibilizadas em podcasts. Estamos, ainda, nos organizando para criar e desenvolver uma plataforma virtual que contenha as fotos, vídeos e podcasts da MidiaTeca Reinaldo Fialho que, por conseguinte, ainda está em processo de estruturação, organização e construção de seu acervo.

Em tempos de web 3.0 e em direção a web 4.0, entendemos que o espaço virtual é fonte primordial de acesso ao conhecimento e construção do mesmo. Assim, a MidiaTeca se configura não somente como mais uma possibilidade de salvaguarda dessas memórias, saberes, tradições e histórias em um espaço virtual, que torne acessível a oportunidade de consulta, aprendizado, pesquisa e acesso a importantes fontes de conhecimento, como também, e principalmente, uma oportunidade de construção de conhecimentos em rede. Acreditamos, desse modo, que a partir de um site que, em breve, divulgue não somente as atividades de pesquisa e de extensão do LabCam e de seus professores, como também a MidiaTeca Reinaldo Fialho em si, as possibilidades de divulgação em nível global e de criação de conhecimento em redes sejam aumentadas em proporção ainda não imaginada.