Mesa-redonda com os estudantes do campus Eng. Paulo de Frontin

A mesa-redonda “Fomos protagonistas e queremos que vocês também sejam” foi realizada na quarta-feira, 16/06. A iniciativa é das professoras Eliana Laurentino (História) e Gabriela Kronemberger (Sociologia), junto com os estudantes do 6º período do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do campus Engenheiro Paulo de Frontin.

Com mediação da aluna Bruna Queiroz e organização de Nara Thomaz, João Marcos Bastos e também Bruna Queiroz, a mesa contou com a apresentação de três trabalhos. Primeiramente, o trabalho denominado “Grêmio Estudantil, principal representante dos direitos dos alunos” foi apresentado pela aluna Nicoly Fortuna, em coautoria com os discentes João Matheus Caramez, Rodolfo Silveira e Vinícius Acioly. Na sequência, o trabalho “A importância dos núcleos para a formação dos estudantes: visualizando e participando da construção de relações sociais que promovam a inclusão e dialoguem com as pluralidades” foi exposto por Matheus Trindade, em coautoria com Guilherme Amaral, Gustavo Dolavale, Jéssica Mafra e Pedro Paulo França. Para encerrar, o trabalho “Por uma educação pública de qualidade: a importância do IF para a região e para a minha vida” foi apresentado por Giulia Rodrigues, em coautoria com Isadora Rodrigues, Isis Paiva e Laísa Ferreira.

“A realização desta atividade foi pensada para constituir o trabalho de conclusão de curso da área de Humanidades, com o objetivo de ser um momento de confraternização, partilha e socialização das experiências vividas pelos alunos ao longo desses três anos de curso, destacando algumas temáticas que julgamos importantes para pensarmos a formação humana integral dos estudantes e seu protagonismo juvenil”, destacou a professora Gabriela Kronemberger.

A professora Eliana Laurentino disse que os temas debatidos na mesa são caros à visão de uma sociedade mais participativa e plural. “E foram acolhidos com generosidade e seriedade pelos estudantes, que depois de discutirem sobre conquista de direitos, debaterem sobre o valor e os rumos da Democracia no Brasil e no mundo, mergulharam em uma leitura das suas experiências e das vivências semeadas ao longo dos anos no IFRJ”, contou a docente, que afirmou ainda que, ao viver um momento tão delicado da história e atravessar tantos desafios, é possível dizer que o envolvimento dos alunos expresso no evento deve ser celebrado como uma grande colheita: “Acreditamos que todos que puderam assistir se sentiram parte desta história de sucesso dos alunos do 6º período – 2021”, destacou.

Colaboração: Gabriela Kronemberger e Eliana Laurentino