Meio ambiente na teoria e na prática

Repensar o significado de “meio ambiente”, as ações humanas na natureza e aproximar a discussão sobre os problemas e alternativas ambientais foram alguns dos temas tratados na “Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente”, realizado pelo campus Niterói. A atividade, realizada no dia 5 de junho de 2018, mobilizou 182 pessoas nos três turnos, entre mesas de debate, oficinas e atividade cultural.

Alunos, servidores e convidados começaram o dia trabalhando o corpo e a respiração com a oficina de yoga, e conversaram sobre o papel das relações humanas com a natureza em conflitos territoriais no Estado do Rio de Janeiro. O diretor-geral, Eudes Pereira, e a coordenadora de Extensão, Michelle Abraão, abriram o evento convidando os alunos a participarem da campanha pela redução do uso indevido de plástico, em apoio a mobilização mundial das hashtags #BeatPlasticPollution e #AcabeComAPoluiçãoPlástica, promovidas pela ONU Meio Ambiente.

O palestrante, Breno Herrera, destacou a necessidade de entender o meio ambiente como um aspecto que ultrapassa a questão ecológica de preservação da fauna e flora. “A questão ambiental não pode mais ser dissociada de aspectos sociais. A dimensão da ecologia hoje é política e social, necessariamente”, enfatizou.

Vidal Assis em sua apresentação

A programação contou ainda com as oficinas “Mulheres e Meio Ambiente”, “Preparo de alimentos saudáveis” e a mesa de debate “Desafios na gestão de projetos, desenvolvimento de tecnologias e geração de renda com o meio ambiente”. O dia foi encerrado com a participação do cantor e compositor, Vidal Assis, numa apresentação de samba e forró.