Logo IFRJ

Máscaras de proteção facial para mais de 300 profissionais da Saúde

O Campus Mesquita desenvolve um trabalho de produção de máscaras para proteção facial e já atendeu, até o início de maio, mais de 300 profissionais de saúde e servidores públicos. Com uma capacidade de produção de 80 máscaras por semana, o trabalho não pára.   

As máscaras de proteção facial (face shield) estão sendo desenvolvidas em três laboratórios de impressão e produção de objetos 3D montados nas residências dos pesquisadores envolvidos no projeto do Campus Mesquita do IFRJ. Cada laboratório é coordenado por um pesquisador responsável e docente do IFRJ, ChrystianCarlleti, Grazielle Rodrigues Pereira e LucianaCastaneda (também responsável pela Start Up Inova Soluções Científicas, um dos laboratórios para impressão 3D).  

Grazielle diz que essas equipes de produção recebem apoio também de pesquisadores parceiros de outras instituições de ensino e pesquisa, bem como de outros campi do IFRJ, como a professora LucianneFragel-Madeira, pesquisadora e docente da Universidade Federal Fluminense e Gustavo Alves pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e vice coordenador do Ciência Sob Tendas da UFF; professora Viviane Barbosa Tavares do Campus Rio de Janeiro do IFRJ e bolsistas do Instituto Nacional de Tecnologia.

Até o dia 4 de maio, a equipe chegou ao 4º lote da produção e ja atendeu 322 profissionais da saúde e servidores públicos. Nesse sentido, já foram dispensados EPI para as seguintes unidades: Santa Casa de Angra do Reis/RJ; UPA Comendador Soares; Secretaria de Saúde de Sapucaia; Profissionais dos Correios de Engenho de Dentro; UPA Fazenda Botafogo; Setor de Radiologia do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz; Posto de Saúde de São Cristóvão; Posto de Saúde do Catete; Laboratório de Microbiologia da UFRJ; Clínica da Família Jardim Gramacho; Hospital Municipal Souza Aguiar; Hospital Federal dos Servidores do Estado; Hospital Geral de Nova Iguaçu; Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Hospital Municipal Jesus; Hospital Estadual Azevedo Lima; Hospital Federal de Ipanema; Hospital Municipal Albert Schweitzer, além da dispensação para os peritos oficiais da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS