Logo IFRJ

Um marco para a cidade de Belford Roxo

O Campus Belford Roxo do IFRJ vai atender, diariamente, até 1400 alunos. Este é o potencial da unidade, baseado em um projeto estrutural que só não foi levado à frente, ainda, por conta dos entraves políticos que impedem o pleno funcionamento de um campus que, de 2015 até agora, já atendeu cerca de 2000 alunos, em que 90% são residentes da Baixada Fluminese.

O projeto do campus, de acordo como reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, é inovador. “Os setores de arquitetura e engenharia criaram algo muito especial para Belford Roxo. O espaço terá ambientes de convivência para os estudantes, laboratórios, auditório com capacidade de transmissão de atividades audiovisuais e, ainda, um equipamento cultural para a cidade”. Rafael diz que o projeto é um grande marco para a região. “É isso que nós queremos, fazer um grande movimento de criação de um espaço de produção e geração de conhecimento dentro do município”.

Completo, o campus terá laboratórios, espaços de convivência, salas de reuniões, central de atendimento ao estudante, biblioteca, espaço para o grêmio estudantil, 9 salas de aula, oficina, 3 salas para atendimento individual, sala específica para audiovisual e um auditório.

vista panoramica frontal campus

Márcio Franklin, diretor-geral do campus, lembra que a unidade é uma instituição de Educação Básica Técnica e Tecnológica, pluridisciplinar, especializada na oferta de educação profissional, técnica e tecnológica de qualidade, e gratuita, sendo a única entidade pública a fornecer as mais diferentes modalidades no ensino, na pesquisa, na inovação e na extensão.

O diretor diz: “É importante ressaltar que estamos em constante desenvolvimento interno e externo aos muros da escola desde o início da nossa relação com o município, a Baixada Fluminense e para além dela”. Com a conclusão do projeto, Márcio diz que o campus conseguirá atender até 1.400 estudantes, ofertando cursos   nos seguintes eixos: Gestão e Negócios; Produção Cultural e Design; Produção Industrial e Infraestrutura.

visão de um corredor com salas laterais

Além das atividades desenvolvidas no campus, há diversas parcerias de cooperação técnica para a oferta de cursos e outras ações:

- SETUR do estado do Rio de Janeiro;

- Secretaria de trabalho do município de Belford Roxo - SINE;

- FUNBEL - Fundação de Assistência Social de Belford Roxo;

- Museu Vivo de São Bento;

- Centro Cultural Donana;

- Emancipa;

- Afoxé Raízes Africanas;

- UERJ;

- CEDIM - Conselho Estadual dos Direitos da Mulher;

- CRAS - Centro de Referência de Assistência Social;

- Escola Nacional de Circo; e

- FLIDAM - Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de são

João de Meriti.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS